LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"A mais idosa do Brasil" atingiu 116 anos e 349 dias — Decana da América Latina e 3ª da humanidade 13 Outubro 2021

A cearense Francisca Celsa dos Santos completou a provecta idade de cento e dezasseis anos, onze meses e quinze dias. Nascida em 21 de outubro de 1904 teve a sua idade reconhecida pelo GRG-Gerontology Research Group/Grupo de Investigação de Supercentenários, por ocasião dos seus 115 anos e 262 dias, em 09 de julho do ano passado. Nesta terça-feira, 5, "a primeira supercentenária" do Brasil e da América Latina morreu em paz na sua casa, em Fortaleza, a capital do Estado cearense.

A decana do Brasil natural de Cascavel, Ceará, faleceu a dezasseis dias de completar os 117 anos, no próximo dia 21 — como certificou o Guiness, que após pesquisas do GRG sediado em Los Angeles lhe fixou a data de nascimento em 21-10, um dia mais cedo do que ela própria afirmava.

A longeva Francisca dos Santos era também a "decana da humanidade nº 3". Mais velhas que ela, sobrevivem-lhe a japonesa Kane Tanaka, nascida a 2 de janeiro de 1903, e a francesa Lucile Randon, nascida a 11 de fevereiro de 1904.

A família de Francisca — que se casou perto dos trinta anos e enviuvou aos 69 anos — inclui seis filhos de que apenas três lhe sobrevivem.

Uma das netas lamenta: "A gente preservou tanto ela [do coronavírus], mas estava tendo a construção de um supermercado em frente à casa dela e, por conta dessa poeira, ela pegou uma pneumonia. Ela melhorava e piorava, mas infelizmente ontem Deus a levou", disse a neta Fernanda Aliny Barroso Celsa, ao jornal Diário do Nordeste.

A experiência de vida tão longa da Francisca Celsa dos Santos incluiu a vitória sobre um cancro, como lembrou a neta: "Quando ela tinha uns 80 anos, ela estava com câncer no estômago e pediu pelo amor de Deus pra minha mãe não deixar ela no hospital. Ela foi curada e ficou até quase os 117 anos. Pra gente isso é uma dádiva, é um orgulho".

Legado

A sua descendente afirma que Francisca vai deixar a "união" e o "amor" entre os familiares como legado.

Fontes: UOL/AP/GRG.org... Foto: A decana brasileira certificada pela autoridade GRG.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project