INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

’A’ presidente-eleita da Eslováquia ’militante anticorrupção’ Zuzana Caputova 01 Abril 2019

A República da Eslováquia elegeu como sua primeira presidente a ‘advogada anticorrupção’ Zuzana Caputova, de 45 anos. A candidata apoiada pelo novel partido Progresívne Slovensko venceu a segunda-volta com 58,38 % contra os 41,62% do candidato do partido no poder, Maros Sefcovic, comissário europeu. A tomada de posse terá lugar em Bratislava em 15 de junho.

’A’ presidente-eleita da Eslováquia ’militante anticorrupção’ Zuzana Caputova

A presidente-eleita, indicada pelo novel PS-Progresívne Slovensko, vem da militância ambientalista, onde se destacou por ter impedido a construção de um aterrro sanitário na sua vila natal com o slogan “Onde mora gente, não se fazem aterros de lixo”.

O combate anticorrupção é um fator chave a ter em conta na análise da vitória da ‘advogada anticorrupção’, ‘militante anticorrupção’ Zuzana Caputova, à luz das manifestações populares que em fevereiro do ano passado puseram o país no centro da atenção internacional, após o homicídio dum jornalista que investigava o governo de Roberto Fico por corrupção.

Imediatamente após a publicação — neste sábado, 30, à noite pelo Instituto de Estatística — dos primeiros resultados, Zuzana Caputova fez um apelo à união dos concidadãos: “Vamos agora procurar o que nos une, vamos colocar o trabalho conjunto acima de todos os interesses pessoais”, disse em conferência de imprensa na mesma noite.

Pressão popular, fator não despiciendo

A movimentação popular, firme desde a primeira hora e que chegou a pôr nas ruas centenas de milhares dos 5,4 milhões de eslovacos, congratulava-se, em setembro último, com a espectacular detenção de sete suspeitos do homicídio do jornalista e da namorada.

A nova ministra do Interior, Denisa Sakova, sob um novo primeiro-ministro, Peter Pellegrini, enaltece o trabalho da polícia que deteve os suspeitos da execução do homicídio político. Porém a exaustiva investigação do caso, com audição de mais de 200 pessoas, não conseguiu chegar aos mandantes.

Ganhar sem atacar os adversários

“Esta eleição é, para mim, a prova de que se pode ganhar de modo leal, sem atacar os adversários”, afirmou a presidente-eleita Zuzana Caputova.

Partido novo pró-europeu

O mais novo partido eslovaco, o PS-Progresívne Slovensko (Eslováquia Progressiva) vence a sua primeira eleição, a presidencial de março de 2019, com mais de 58 por cento dos votos.

Pouco mais de treze meses após o congresso fundador de 20 de janeiro de 2018, o PS-Progresívne Slovensko obtém 40,57 por cento dos votos na primeira-volta da eleição presidencial. Tudo graças à aposta numa militante “ambientalista e europeista”.

Fundado em novembro de 2017, como partido ‘de centro a centro-esquerda’ e defensor do “social-liberalismo, progressismo, ambientalismo e europeismo”, o ‘Progresívne Slovensko’ teve o seu primeiro congresso fundador cerca de dois meses depois e filiou-se no ALDE-Partido da Aliança de Liberais e Democratas pela Europa, em 21 de janeiro de 2018.

O PS foi um dos onze partidos a apresentar candidatos na presidencial. O país é conhecido pela curta longevidade das formações partidárias: 236 em menos de trinta anos de instituição do sistema multipartidário, após o colapso do comunismo simbolizado na queda, em novembro de 1989, do Muro de Berlim.

Sem representação parlamentar, estão 53 partidos dos 61 partidos ativos.

O mais novo partido, o PS, vai ser o único estreante na eleição legislativa do próximo ano. Terá uma multiplicadade de concorrentes, não só entre os representados no parlamento mas a totalidade dos (61) sessenta e uma formações partidárias.

Os representados no parlamento são oito. O maioritário é o partido de centro-esquerda SMER-Sociálna Demokracia (Direção - Democracia Social), o segundo veterano no parlamento, fundado em 1999 e liderado pelo ex-ministro Robert Fico, que elegeu 49 deputados nas legislativas de 2016.

Os quatro partidos eurocéticos representados no parlamento contam com 60 dos 130 assentos: o partido de centro-direita SaS-Sloboda a Solidarita, com 21 deputados; o SNPS-Slovenská Národná Straná, o mais antigo do grupo, fundado em 1989, que elegeu 15 deputados; o partido de ultradireita LSNS-L’udová Straná, que elegeu 14 deputados; de centro-direita é o “SME RODINA”(Nós Somos Uma Família), fundado em 2015 e que elegeu 11 deputados.

Relações com Cabo Verde: embaixadora acreditada em 6 de fevereiro

A embaixadora Oldrich Hlavacek designada pelo presidente da República Eslovaca, Andrej Kiska, apresentou a carta de acreditação ao presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, em 6 de fevereiro corrente.

É a primeira vez, nos seus 26 anos, que a República Eslovaca, país-membro da União Europeia desde 2004, tem representação diplomática em Cabo Verde.

Kiska: "Não me candidato, para pôr fim ao clima de confronto"

Esse anúncio, feito em 15 de maio último, sintetiza a situação dum presidente ’independente’ eleito com o apoio dos partidos mais à direita em 2014 na segunda-volta contra o candidato do partido marioritario no parlamento, o então primeiro-ministro Fico que obtivera na 1ª volta 28 por cento contra os 24% de Kiska.

Andrej Kiska, em menos de cinco anos da sua presidência, esteve muito ativo nas movimentações populares, sendo muitas vezes fotografado em primeiro-plano nos protestos populares contra o governo de Robert Fico, líder do partido mais votado mas sem maioria no parlamento e que foi seu adversário na eleição presidencial de 2014.

Fontes: SME.sk/Aktuality.sk/DW.de/Reuters/AFP/Sites de instituições referidas. Relacionado: Jornalista morto à bala na Eslováquia soma 5ª morte na União Europeia — Kuciak investigava fraude fiscal, 28.2.2018; Eslováquia: Polícia detém suspeitos de homicídio de jornalista que investigava corrupção no governo, 29.set.2018. Foto (AFP): "Envio-lhe um ramo de flores porque a primeira mulher eleita presidente merece-o", afirmou o adversário na noite de sábado, 30.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project