ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Hub de Sal sem combustível: Aeronaves desviam para Senegal, Marrocos e Ilhas Canárias para abastecer 22 Dezembro 2021

O propalado hub aéreo sediado no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, no Sal, está a passar por uma situação crítica neste momento. Segundo fontes locais, por falta de combustível, aeronaves estrangeiros de carga e passageiros estão a desviar para aeroportos de Senegal, Ilhas Canárias e Marrocos para abastecer.

Hub de Sal sem combustível: Aeronaves desviam para Senegal, Marrocos e Ilhas Canárias para abastecer

Conforme uma fonte que procurou o Asemanaonline para denunciar a situação, o caso mais recente aconteceu, na segunda-feira,20, com um aparelho da Latam Cargo, proveniente do Brasil, que permaneceu até o dia seguinte, no Aeroporto Internacional Amílcar, por falta de combustíveis. Como alternativa teve de desviar para países vizinhos, presumivelmente Senegal, para abastecer e seguir rumo à Europa.

O informante deste jornal acrescenta que o meu aconteceu, há cerca de uma semana, com um avião da Operadora Tui, que teve de ir abastecer no Dakar-Senegal, para depois seguir rumo à Holanda com turistas.

A fazer fé na mesma fonte, várias outras aeronaves estão a procurar outros aeroportos alternativos, principalmente os de Senegal, Marrocos e Ilhas Canárias para abastecer. Tudo por falta da capacidade dos operadores do Aeroporto Internacional em abastecer com combustível os aeronaves que escolam o Sal, com destino sobrteudo a países da Europa e da América do Sul.

Como consequência, Cabo Verde está a perder muitas receitas e ficar enfraquecida com a sua posição geoestratégica que ocupa no Atlântico Médio com esses frequentes desvios de aeronaves que escalam AIAC para os aeroportos alternativos dos países referidos.

Perante esta situação critica, observadores atentos questionam afinal para que serve a propalada proposta do Governo de Ulisses Coreia e Silva em transformar o Aeroporto do Sal num hub aéreo de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project