O evento, que se assinala sob o lema “Capacitar os pais sobre a amamentação” é, segundo Diretora do Serviço de Nutrição e Dietética Delisa Martins, para região Fogo e Brava uma forma de orientar sobre a importância de garantir o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses da vida de uma criança.
Segundoa fonte deste jornal, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança, criada em 1992 pelo Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA, que definiu para esse ano o lema “Capacitar os pais e facilitar a amamentação, agora e no futuro!”.
De acordo com a rede internacional, adotar uma abordagem inclusiva, que contemple os pais, parceiros, famílias, locais de trabalho e comunidade, é fundamental para criar um ambiente propício e permitir às mães amamentarem de forma otimizada. É neste sentido que o WABA estabeleceu para esse ano quatro objetivos para a SMAM.
A Semana do Aleitamento Materno é celebrada por mais de 120 países, que se unem para relembrar a importância da amamentação. A acção é um movimento estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 1992, em defesa da amamentação.
Sua criação teve como foco promover a “Declaração de Innocenti”, de 1990, estabelecendo metas pelo direito da mulher em amamentar de forma segura, encorajando também a participação da sociedade, profissionais da saúde e profissionais da educação a se envolverem.