SAÚDE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

ACCJAD comemora o dia Mundial da Diabete com várias atividades e tomada de posse da sua direção 12 Novembro 2020

A Associação cabo-verdiana de Crianças e Jovens Adultos Diabéticos (ACCJAD) comemora o dia Mundial da Diabetes - 14 de novembro instituído pelas Nações Unidas, com a tomada de posse, nessa data, da sua nova direção, presidida por Edna Moreira.

ACCJAD comemora o dia Mundial da Diabete com várias atividades e tomada de posse da sua direção

Em uma nota enviada ao Jornal Asemanaonline, a ACCJAD adianta que o objectivo principal desta comemoração é de conseguir detetar e tratar o mais precocemente possível os doentes com Diabetes, deste modo, permitindo reduzir as complicações e dinamizar a mobilização social para a promoção de hábitos de vida saudáveis, podendo seguidamente melhorar e desenvolver mecanismos para o registo epidemiológico de Diabetes.

A Diabete é uma doença crónica, que atinge as crianças, jovens e idosos. Atualmente é considerada uma epidemia global pela OMS, existindo mais de 420 milhões de pessoas portadoras e poderá atingir 629 milhões em 2045 se não forem tomadas medidas eficazes neste sentido.

"No contexto cabo-verdiano, a diabetes vem aumentando desde da década de 80. Só na cidade da praia a diabetes representa a 7ª causa de atendimentos nos Centros de Saúdes. O Inquérito de Doenças não Transmissíveis (IDNT) realizado em 2007revelou uma prevalência de 12,5% de hiperglicemia (diabetes) na população cabo-verdiana de 25-64 anos de idade" lê-se na nota.

No 14 de Nvembro -Dia Mundial de Diabetes - pelas 8h00 terá a concentração de pessoas na rotunda da Escola Mira Flores, seguidamente inicia-se uma marcha com o lema" Praia diz não a Diabetes". Posteriormente, vai ser realizada várias actividades, com o apoio global a crianças e jovens com diabetes, executadas por equipas especializadas na área de Saúde.

Salienta-se que serão ainda promovidas diversas palestras de consciencialização sobre a doença - uma delas tem como tema “ Quando me dizem que és Diabética, o que fazer”, a ser desenvolvida por Vanusa Oliveira, que é Médica Endocronologista.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project