AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

ADAD alerta para “urgência” de aumentar consciencialização global sobre as zonas húmidas 02 Fevereiro 2023

A Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD) defende a necessidade “urgente” de aumentar a consciencialização das zonas húmidas para reverter a sua rápida perda e incentivar acções com vista a restaurar e conservar esses ecossistemas vitais.

ADAD alerta para “urgência” de aumentar consciencialização global sobre as zonas húmidas

“Até o momento, quase 90% das zonas húmidas do mundo foram degradadas ou perdidas. Estamos a perder zonas húmidas três vezes mais rápido do que florestas. Há uma urgência em aumentar a consciencialização global sobre as zonas húmidas para deter e reverter a sua rápida perda e incentivar acções para restaurar e conservar esses ecossistemas vitais”, disse Daniel Xavier da Luz, membro da ADAD.

O ambientalista falava à Inforpress, a propósito da comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas que se assinala hoje, e que tem como objectivo aumentar a consciencialização e compreensão das pessoas sobre a importância vital das zonas húmidas.

A mesma fonte sublinhou ainda que Cabo Verde tem dado muita atenção a esta questão, mas que há uma necessidade de conscientizar as pessoas para a riqueza destes espaços onde os seres utilizam para sua sobrevivência para o equilíbrio de ecossistema.

“Temos que trabalhar não só com estudos, mas também, sobretudo com comunidades, para tentar preservar e promover a restauração dos espaços, que neste momento encontram-se em avançado estudo de degradação”, sublinhou Daniel Xavier da Luz.

As zonas húmidas, são superfícies aquosas, naturais ou artificiais, como barragens e diques, lagoas ou zonas de aquacultura. Essas áreas podem ter água permanente, ou temporária, estagnada ou corrente, água doce, salobra ou salgada, incluindo extensões de áreas marinhas cuja profundidade em maré baixa não ultrapassa os seis metros.

As zonas húmidas são ricas em natureza e vitais para a vida humana e 40% das espécies de plantas e animais habitam ou se reproduzem nas zonas húmidas.

São Vicente, Boa Vista, Maio e Santiago, são as quatro ilhas de Cabo Verde que têm, actualmente, áreas classificadas como Zonas Húmidas de Importância Internacional (Sítios Ramsar).

Em Cabo Verde, essas zonas fornecem importantes locais de reprodução para a tartaruga e de alimentação para aves marinhas migratórias.

Para assinalar Dia Mundial das Zonas Húmidas, a Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento inicia, esta quinta-feira, uma visita às localidades de São Domingos e Pedra Badejo para sensibilizar as pessoas sobre a importância das zonas húmidas.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project