INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Paquistão: Cheias matam mais de mil pesssoas, afetam milhões — Socorros da Turquia e Emirados 29 Agosto 2022

O Paquistão afetado por grandes inundações desde junho — em parte devido ao derretimento dos glaciares — continua a registar mais enchentes devido ao aumento dos leitos dos rios após as chuvas de monção. A destruição atingiu além das 1.061 pessoas mortas um milhão de casas — levou a um apelo por ajuda internacional a que a Turquia e os Emirados responderam com o envio ontem de dois aviões de carga.

Paquistão: Cheias matam mais de mil pesssoas, afetam milhões — Socorros da Turquia e Emirados

As imagens mostram "o desastre climático antropogénico de origem humana de proporções épicas" que está a flagelar o Paquistão. A segunda região com mais glaciares — após as duas regiões polares — conta mais de sete mil blocos de gelo que estão a derreter e a formar grandes lagos.

Em tempo de monção — estação pluvial entre maio e setembro na Ásia do sul e sudeste — os novos lagos registam grandes enchentes que flagelam as zonas povoadas.

O chefe de governo por substituição de Imran Khan (2ª e 1ª fotos, em baixo) — no cargo desde 2018 deixou o cargo em abril, forçado por uma moção de censura —, Shehbaz Sharif, apelou à ajuda internacional e ontem domingo chegaram a Islamabad dois aviões-cargo procedentes da Turquia e Emirados Árabes Unidos.

Em entrevista à Reuters no domingo 29, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bhutto-Zardari (3ª foto, em baixo), explicou que — além dos 1,2 mil milhões de dólares, valor correspondente à sétima das oito tranches do programa de resgate assinado em 2019 com o FMI-Fundo Monetário Internacional — o Paquistão espera socorro urgente das Nações Unidas.

Fontes: BBC/SCMP/Reuters/... Fotos: Imagens provam o aquecimento global causador do desastre climático de origem humana "de proporções épicas" no Paquistão.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project