ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

ALER lança campanha para oferecer energia a comunidades de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau 08 Mar�o 2023

A Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) lança neste mês da mulher uma campanha de “financiamento colaborativo” para oferecer energia a comunidades locais de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, impulsionando projectos elaborados por mulheres empreendedoras.

ALER lança campanha para oferecer energia a comunidades de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau

O objectivo, conforme informou hoje a organização à Inforpress, passa por contribuir e apoiar os projectos locais de mulheres empreendedoras candidatas ao Programa de Energia Sustentável para Mulheres que decorreu entre Fevereiro e Julho de 2022.

O Programa de Energia Sustentável para Mulheres teve como principal objectivo o empoderamento e a capacitação de mulheres de São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné Bissau, de forma a fomentar a igualdade e a equidade de género no desenvolvimento do sector de energia, de acordo com o compromisso assumido pela ALER junto do Gender and Energy Compact.

Esta iniciativa foi desenvolvida pela ALER com o apoio da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e da Direcção Geral de Recursos Naturais e Energia (DGRNE) do Ministério das Infraestruturas e Recursos Naturais (MOPIRNA), e surgiu no âmbito do Projecto “Programa Estratégico de Promoção de Investimentos em Energias Renováveis e Eficiência Energética no Sector da Electricidade de São Tomé e Príncipe”.

De acordo com a organização são cerca de 12 projectos que oferecem mais-valias para melhorar e impulsionar a qualidade de vida das comunidades locais, promovendo o equilíbrio dos recursos naturais e o desenvolvimento das energias renováveis.

O projecto vencedor foi atribuído à candidata de São Tomé e Príncipe, Delícia Loloum, e foi premiado com um envelope financeiro para apoiar a sua execução, no valor de 5.000 dólares.

Cabo Verde teve participação de sete mulheres empreendedoras, de entre elas Sónia Veiga com o projecto de energia solar e conservação de pescado denominado “GEVILAR”, para a localidade Vila, município de Tarrafal de Santiago, e Ricardina da Veiga com o projecto “Praça Viva” de energia solar e comunidades para o bairro de Eugénio Lima, na cidade da Praia.

Para conhecer e apoiar os projecto pode acessar o link: https://aler-renovaveis.us9.list-manage.com/track/click?u=68b6195e3c5cb4a788c512f37&id=fadc159d37&e=e8db263d95.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project