NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

AME’2022: Praia volta a “respirar” música após dois anos de paragem 14 Junho 2022

O Atlantic Music Expo (AME) 2022, que arrancou na sexta-feira, 10, no Mindelo, “desembarcou” na segunda-feira, 13, na cidade que o viu nascer, Praia, na sua oitava edição, após dois anos de paragem devido à pandemia.

AME’2022: Praia volta a “respirar” música após dois anos de paragem

Segundo escreve Inforpress, a cerimónia de abertura, na Assembleia Nacional, foi presidida pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativa, Abraão Vicente, numa noite em que também discursaram o director do AME, Gugas Veiga, o representante dos patrocinadores do AME, João Domingos Correia, presidente da Cabo Verde Telecom, e o vereador de Cultura da Câmara Municipal da Praia, Jorge Garcia.

Depois dos discursos o palco foi “tomado” pela banda Os Tubarões, apresentado como um dos mais marcantes grupos musicais da história da música de Cabo Verde, que já registou sete álbuns de originais e um álbum gravado ao vivo na mítica sala do Coliseu dos Recreios de Lisboa (Portugal).

Conforme a mesma fonte, o palco desta primeira noite da oitava edição do AME, na Cidade da Praia, foi encerrado pelo beninense Serge Anano, que, além da sua guitarra, esteve acompanhado pelo seu grupo, num momento de música eclética, misturando ritmos e canções da África Ocidental.

A sua música, conforme se lê na página do AME, carrega traços de uma tensão entre cidade e aldeia, permanece africana, mas incorpora as contribuições do funk, do blues, do jazz, incluindo uníssonos eficazes, ritmo e quebras preponderantes, tanto rítmicos como harmónicos.

Seguiu-se um cocktail, avança a mesma fonte, e um momento de DJ Set, sendo certo que as actividades continuam hoje com os workshops, conferências e shows.

O AME conta com parceria do Governo, câmaras municipais da Praia e de São Vicente, CV Telecom, Garantia Seguros, ADS Grupo e ASA.

O AME-CV é uma feira mundial da música onde profissionais da música, ‘managers’, produtores, jornalistas, empresários, directores de salas e de festivais, agentes, ‘bookers’, distribuidores, videastas, fotógrafos, fabricantes de instrumentos, equipamentos e acessórios diversos, de todo o mundo, expõem os seus produtos e refletem sobre a sua área de atividade, cita Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project