SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

ANSD do Senegal enaltece experiência de Cabo Verde em matéria de recenseamento da população e cartografia 26 Julho 2021

O conselheiro técnico da Agência Nacional de Estatística e Demografia do Senegal (ANSD), Sene Ibrahima, elogiou hoje a experiência de Cabo Verde relativamente à utilização das novas tecnologias no recenseamento da população no contexto da covid-19.

ANSD do Senegal enaltece experiência de Cabo Verde em matéria de recenseamento da população e cartografia

Este responsável, que faz parte da delegação senegalesa que está em Cabo Verde, de hoje a 31 deste mês, para conhecer os procedimentos estatísticos realizados pelo Instituo Nacional de Estatística (INE), manifestou a sua satisfação, à margem do primeiro encontro realizado hoje com o presidente do INE, Osvaldo Borges.

Conforme explicou, Senegal está a preparar para realizar o recenseamento da população para 2023, daí a necessidade de conhecer, ‘in loco’, como decorreu o processo da realização do Recenseamento Geral da População e da Habitação – RGPH-2021- em Cabo Verde, no contexto da pandemia.

“Esta é uma missão de aprendizagem e troca de experiências. O INE fez o seu recenseamento de 2020, e é através da parceria entre Senegal e Cabo Verde, que estamos aqui para aprender as experiências de Cabo Verde no que se refere também à cartografia, as aquisições que poderão ser feitas, as estratégias a serem adoptadas, as informações práticas que o INE adoptou no contexto da pandemia”, realçou.

Por seu turno, o responsável do programa da FNUAP-Senegal, Ibrahima Diouf, destacou o nível de cooperação entre os dois países, mostrando-se optimista que esta visita servirá para verdadeiramente compreender como é que Cabo Verde realizou o recenseamento da população que dispositivos utilizaram, quais foram as dificuldades encontradas, que soluções foram tomadas e como é que isso poderá ser implementado no contexto do Senegal.

O FNUAP, reforçou, enquanto parceiro estratégico da Agência Nacional de Estatística do Senegal, se disponibilizou para acompanhar a equipa da ANSD Senegal nesta fase de preparação e para ver o que os outros países estão a fazer e como é que Senegal poderá melhorar os seus procedimentos.

“Cabo Verde é o primeiro país africano que experimentou o recenseamento através do uso das novas tecnologias e igualmente em matéria de cartografia numérica, é um país de referência e acreditamos que podemos absorver as experiências para poder melhorar o dispositivo de colheita de dados do recenseamento, que é um recurso muito importante para a planificação e o desenvolvimento de um país”, salientou, destacando o nível de cooperação entre os dois países.

Por sua vez, o presidente do INE, Osvaldo Borges, lembrou que esta missão enquadra-se no âmbito da cooperação entre Cabo Verde e os países vizinhos da região africana, e que a mesma poderá ser reforçada através da troca de experiências.

Destacou o conhecimento de Cabo Verde no que se refere à realização do recenseamento geral da população no contexto do contexto da covid-19, em que foram utilizados todos os equipamentos e meios disponíveis para a concretização deste objectivo.

“Como Senegal está a realizar o recenseamento geral da população para 2023, há necessidade de ver como é que se faz todo o processo de cartografia, sobretudo a integração de dados geo-espaciais dentro de todo este processo com o aplicativo que irá fazer a recolha e este processo no passado teve algumas dificuldades e desta vez conseguimos fazer a recolha com muito sucesso e queremos partilhar com os nossos países vizinhos”, finalizou.

Avançou, por outro lado, que recentemente o INE partilhou virtualmente com o INE de Angola as suas experiências e que já há uma solicitação do Djibuti, afirmando que isto demonstra que há vários países que querem ver a experiência de Cabo Verde, que, por sua vez, está disponível para partilhar com os demais países.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project