ESPECIAIS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

APP Ambiente realiza primeira exportação de óleos usados do país 20 Dezembro 2022

A empresa portuguesa Óleos Torres acaba de receber a primeira remessa de óleos usados enviados pela APP Ambiente. Esta encomenda, de cerca de vinte mil litros, é apenas o começo de uma indústria, pois este resíduo, cada vez mais abundante em Santa Maria, é a matéria prima de base para a produção de biodiesel, lubrificantes e sabões.

APP Ambiente realiza primeira exportação de óleos usados do país

Em breve, a APP Ambiente deverá reforçar significativamente a sua capacidade de produção, graças à modernização do processo de reciclagem dos óleos usados recolhidos, neste momento, em todos os restaurantes da cidade de Santa Maria.

A separação e conservação dos óleos usados é uma prática recente em Cabo Verde, onde a separação do lixo ainda não é uma realidade. É ainda, por isso, imprescindível sensibilizar os responsáveis dos estabelecimentos de restauração e os chefes de cozinha para esta necessidade. Além de amiga do ambiente, a separação das gorduras também facilita significativamente o trabalho da APP Ambiente no tratamento das águas sujas e sua regeneração, pois a gordura dificulta várias etapas do tratamento.

Uma vez concluído este projeto de ampliação do sistema de tratamento das águas residuais de Santa Maria, a APP Ambiente pretende dar continuidade a esta linha de reduzir, reciclar e reutilizar os resíduos, implementando um sistema de compostagem das lamas produzidas no tratamento, e construindo um ecocentro na Estação Elevatória Principal de Santa Maria, para recolha seletiva de vidro, plástico, papel, metais e outros subprodutos domésticos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project