Em entrevista à Inforpress, a presidente da ASPPEC, Clara Marques, contou que a ocasião será aproveitada para fazer o lançamento da terceira edição do Prémio Lecciona-Professor Cabo-verdiano.
A Gala de Dança, explicou, vai acontecer no âmbito do Dia Internacional do Professor, e realiza-se no quadro de uma parceria entre a ASPPEC e a Companhia de Dança Sofia Lourenço de Castelo Branco.
“Então no âmbito desta parceria cultural vão estar em Cabo Verde para participar não só neste espetáculo a nível da Associação, como também para fazer algumas doações para instituições de cariz social, nomeadamente, a Fazenda Esperança, e as Aldeias SOS na cidade da Praia”, acrescentou.
Além da Praia, informou a presidente da ASPPEC, a Companhia segue para a ilha Brava, onde vai igualmente, em parceria com a Câmara Municipal participar em uma actividade e fazer doações de roupas, materiais escolares e outras coisas.
A Gala de Dança que acontece na Assembleia Nacional, na próxima sexta-feira, 06, às 21:00 vai contar também com a participação da Escola de Batuco e Danças Tradicionais, Raíz de Tambarina, Escola de Dança Raiz di Polon, e Batucadeiras Mondon, sendo que a entrada custa 500 escudos.
Durante o evento que celebra o Dia Internacional do Professor, Clara Marques afirmou que a ASPPEC vai deixar mensagem de muita coragem e amor para esta classe, tendo em conta a retoma das actividades dos professores e a mensagem da Unesco de que o papel do professor tem que ser relevante na sociedade.
O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente a 05 de Outubro em homenagem a todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade.
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, (Unesco) em 1994 com o objectivo de chamar a atenção para o papel fundamental dos professores na instrução das populações.
A Semana com Inforpress