ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Abraão Vicente promete continuar trabalho a partir de São Vicente com pensamento em todos os municípios 29 Novembro 2021

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas manifestou, este domingo, a sua entrega total para continuar a fazer o seu trabalho, a partir de São Vicente, nos próximos tempos, mas sempre com o pensamento em todos os municípios.

Abraão Vicente promete continuar trabalho a partir de São Vicente com pensamento em todos os municípios

Abraão Vicente, que detém a pasta da Cultura e das Indústrias Criativas e foi recentemente indicado pelo chefe do Governo para assumir as funções de ministro do Mar com residência no Mindelo, falava durante o encerramento da sexta edição da Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde (Urdi).

Segundo o ministro, o foco, o trabalho, o resultado e a capacidade de entregar os mais altos préstimos à nação estará sempre acima de tudo. O mesmo defendeu que o engajamento com Cabo Verde, com os municípios, com as grandes causas nacionais far-se-á com trabalho, não com palavras.

“Deixo aqui a minha entrega total para continuar a fazer esse trabalho, a partir de São Vicente nos próximos tempos, mas sempre com o pensamento em todos os municípios, em todas as localidades, cidades e classes sociais porque o artesanato representa o que de melhor somos capazes de fazer”, afirmou o ministro.

Abraão Vicente manifestou a sua felicidade pelo “sucesso que está a ser e que continuará a ser a Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde” que apelidou de um “movimento social voltado para o artesanato, para as artes e para a cultura”. Um evento que, garantiu, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e o Governo continuarão a apoiar e para o qual vão reforçar a sua participação.

“A Urdi é do Governo, é do Estado, é de todos os cidadãos de Cabo Verde. Portanto, todo o engajamento será sempre necessário e mobilizado para que a Urdi continue a acontecer”, assegurou a mesma fonte que felicitou, igualmente, a equipa da CNAD que se envolveu na realização da feira.

Por sua vez, o director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, Irando Ferreira, pediu que “a Urdi seja inscrita no Orçamento Geral do Estado no próximo ano para, cada vez, fazer as coisas com brilho”.

O presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, cuja ilha foi escolhida como um dos destaques da feira, lembrou que São Vicente é considerada a ilha da cultura e o Sal a principal ilha turística de Cabo Verde.

O autarca defendeu que “a cultura e o turismo têm de andar de mãos dadas” e afirmou que vai aderir à nova visão que o Governo de Cabo Verde está a querer desenvolver que é transformar a cultura, não como uma mera fruição, mas como uma actividade económica.

“Quem é artesão, músico e quem tem o seu talento para artes tem de tirar rendimentos do seu talento”, afirmou Júlio Lopes, lembrando que há países onde a indústria da cultura é um dos principais sectores da economia.

“Cabo Verde é um país de talentos e a Urdi mostrou, de forma clara, inequívoca que há pessoas que produzem obras de qualidade, mas essas pessoas têm de tirar rendimentos da sua capacidade e criatividade. É isso que abre as portas ao turismo”, realçou, referindo que “Cabo Verde não é só sol e praia, mas é também cultura que deve ser mostrada àqueles que visitam o País”.

Por isso, Júlio Lopes anunciou que, “em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, vai revolucionar toda a plataforma do artesanato na ilha do Sal”, referindo que esse trabalho “começou com a inauguração da casa da arte, na ilha do Sal, e vai continuar com outras obras na área do artesanato”.

No encerramento da Urdi foi feita a entrega simbólica de um certificado ao artesão Manú Soares, em representação aos demais participantes na feira, e dois prémios Djoy Soares. O primeiro, resultante da votação popular, foi para a peça “Carro de Lata”, de Vagner Rodrigues, e o segundo foi para a peça “Folclore”, que mereceu a melhor nota na análise técnica da equipa do CNAD. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project