CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Domings: “Acesso à água continua a ser um dos principais problemas do concelho ”, constata Presidente da República 01 Setembro 2021

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, disse, esta terça-feira, que o acesso à água é um dos principais problemas no concelho de São Domingos e pediu maior articulação entre poderes local e central para resolver a questão.

São Domings: “Acesso à água continua a ser um dos principais problemas do concelho ”, constata Presidente da República

Jorge Carlos Fonseca fez esta declaração à imprensa à margem da visita que realizou hoje ao concelho de São Domingos, para se inteirar da situação económica e sanitária local.

Segundo a Inforpress, na ocasião, o Chefe de Estado explicou que o acesso à água é um problema grave, tanto para o consumo como para outras actividades produtivas, avançando que, segundo a autarquia, há um défice de quase 400 metros cúbicos de água.

“Tem de haver uma articulação forte, entre os poderes central e municipal para se poder resolver essa questão”, indicou.

Por outro lado, destacou, a taxa de pobreza é muito elevada, o que implica desemprego jovem, além de problemas de habitação social, apesar de ser também uma questão nacional.

“É um concelho que deve merecer uma atenção particular do Governo, para que se criem as condições mínimas e o município consiga potenciar as grandes qualidades que têm na agricultura, na pecuária, nas tradições, na gastronomia, na música e no artesanato”, frisou.

Jorge Carlos Fonseca, reiterou também que São Domingos “é um dos concelhos mais lindos do País”, com sítios encantadores, mas é preciso criar as condições para a exploração do turismo.

No plano sanitário, o PR atestou que o município tem apenas dois casos activos, o processo de vacinação está a decorrer bastante bem, com 75 por cento (%) da população elegível vacinada.

“Isso quer dizer que, aqui, há condições para se ultrapassar a meta estabelecida pelo Governo”, assinalou.

O Chefe de Estado fez referência ainda à recepção organizada pela autarquia, tendo considerado ser um bom sinal, principalmente no que tange à cultura institucional da qual o “País tem grande défice”, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project