ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Acordo sobre trânsito de gás entre a Rússia e a Ucrânia 22 Dezembro 2019

Desalinhados em termos territoriais mas aparentemente alinhados em matéria de gás. A Rússia e a Ucrânia anunciaram, segundo a Lusa, os termos de um novo acordo de trânsito de gás, ao abrigo do qual Moscovo abastecerá a Europa pelo menos durante os próximos cinco anos.

Acordo sobre trânsito de gás entre a Rússia e a Ucrânia

Conforme a fonte referida, o memorando de entendimento assinado pelas partes estabelece que a passagem se faça através da vizinha Ucrânia.

"A política ucraniana do gás está prevista a cada cinco anos em termos de volume de transporte de gás. Pode ou não ser revista ou estendida para os próximos dez anos", explicou o ministro da Ucrânia com a pasta da Energia, Oleksiy Orzhel.

A gigante russa Gazprom aceitou pagar 2,6 mil milhões de euros à ucraniana Naftogaz para por termo a um conflito datado de 2014.

Em fevereiro de 2018, a empresa estatal russa foi condenada pelo tribunal arbitral de Estocolmo "por não entregar os volumes de gás planeados para trânsito" através do território ucraniano para a Europa.

O atual contrato terminava a 31 de dezembro e o fornecimento de gás à Europa estaria comprometido se as negociações falhassem, conclui a Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project