BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Actuações de artistas luso-africanos marcam gala comemorativa dos 25 anos da RTP África 08 Janeiro 2023

As atuações dos artistas Nenny, Elida Almeida, Ivan Alekxei e da fadista Sara Correia foram os destaques na gala dos 25 anos da RTP África, realizada na noite deste sábado, 07, no Auditório Nacional, cidade da Praia.

Actuações de artistas luso-africanos marcam gala comemorativa dos 25 anos da RTP África

A Cidade da Praia foi escolhida como palco para receber as celebrações dos 25 anos da RTP África. "O grupo de dança Raiz di Polon abriu a sessão com danças ao som de músicas tradicionais africanas, ao que se seguiu a atuação da jovem artista descendente de caboverdianos Nenny, além do dueto proporcionado pelos músicos Ivan Alekxei e Tito Paris", segundo a Agência Caboverdiana de Notícias.

Elida Almeida cantou a música em homenagem à figuras da cultura caboverdiana “Bersu de ouro”, e ainda “Segredo” com a participação das rappers Nitry e Indira, num espetáculo que contou ainda com performance da cantora são-tomense Sílvia Barros.

Em entrevista à Inforpress, a subdiretora da RTP África, Carla Adão, contou que no início dos primeiros passos para o arranque da RTP África a primeira delegação a fazer as transmissões em direto foi Cabo Verde, daí a escolha da Cidade da Praia para as comemorações dos 25 anos da estação televisiva.

“As primeiras transmissões, a partir de Cabo Verde foram com a jornalista Socorro Amado, portanto, foi com esse arranque que fez sentido para nós regressarmos à Cabo Verde, e também é sempre uma forma de descentralizar”, explicou a responsável daquele órgão de comunicação social, citado pela Inforpress, acrescentando que o objetivo é levar as comemorações aos outros países da comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Questionada sobre o que os caboverdianos podem esperar, no ano de 2023, da produção de conteúdos da estação televisiva, a mesma garantiu que as apostas têm sido na diversificação dos programas, tendo como público alvo a camada jovem.

“Nós temos estado a apostar numa programação que atraia um público mais jovem, também o que justifica o elenco de artistas para esta gala, procuramos trazer músicos da nova geração com grande talento e que sabemos que são do agrado dos jovens” reforçou.

A RTP África completou neste sábado, 25 anos de emissões, um quarto de século marcado por momentos históricos, mas também por muitos desafios superados para projetar no mundo as culturas lusófonas, conforme o diretor da RTP, Nicolau Santos, citado pela nossa fonte.

Asemana Com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project