CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

AdS alerta que produtos de desperdícios obstruem esgotos em Cabo Verde 05 Setembro 2019

A empresa Águas de Santiago (AdS), distribuidora em toda a maior ilha de Cabo Verde, alertou esta quarta-feira, 04, que vários produtos de desperdícios, como os óleos usados, guardanapos, papéis e lixos domésticos estão a entupir os esgotos, provocando obstruções e escorrências nas redes.

AdS alerta que produtos de desperdícios obstruem esgotos em Cabo Verde

Numa nota publicada na sua página oficial, a empresa apelou aos utentes, em particular aos estabelecimentos comerciais, designadamente bares e restaurantes, no sentido de não despejarem óleos usados, guardanapos e papéis de limpeza de mãos nos esgotos.

"Estes produtos não devem ser lançados no esgoto porque provocam entupimentos e causam vazamentos", alertou a empresa distribuidora de água na ilha de Santiago.Além destes artigos, a AdS notou que algumas pessoas têm despejado lixo e outro material "totalmente inapropriado" diretamente nas caixas de esgotos, tais como, garrafas e sacos de plástico, e vidro, que também originam a obstrução da canalização e escorrências.

"A AdS continua a apelar aos responsáveis por esta situação, a fim de tomarem consciência do mal que tem provocado ao ambiente e a toda a comunidade urbana", lê-se na nota da empresa.

De salientar que a ilha de Santiago, a mais populosa do arquipélago, é constituída por nove concelhos, com cerca de 300 mil pessoas - mais de metade da população do país. "Atualmente, na capital cabo-verdiana residem cerca de 160 mil pessoas, mais de um quarto do total nacional, a que se junta milhares de visitantes diários de outras ilhas e concelhos".

Recorde-se que a empresa intermunicipal AdS criada há cinco anos, após uma reforma em todo o setor do saneamento básico, passando a distribuir água em toda a ilha, substituindo a Electra, que agora se ocupa apenas da produção e distribuição de energia. Ilustração: Foto Principal (Esgoto a ceu aberto jundo da estrada que dá acesso ao Caís de Pesca, na Praia, que há bem pouco tempo provou polémica).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project