NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Adriana de Carvalho lança sua última obra “O passado hoje – História do liceu em Cabo Verde de 1860 a 1975” 19 Dezembro 2019

“O passado hoje – História do liceu em Cabo Verde de 1860 a 1975 (Praia, Ribeira Brava e Mindelo) ” é o último livro da historiadora da Educação, Maria Adriana Sousa Carvalho, editado pela Livraria Pedro Cardoso, que será lançado, esta sexta-feira, 20, na referida Livraria, em Fazenda, Cidade da Praia.

Adriana de Carvalho lança sua última obra “O passado hoje – História do liceu em Cabo Verde de 1860 a 1975”

Conforme a organização, a apresentação de “O passado hoje”, que estará a cargo de Fátima Bettencourt e Jorge Sousa Brito, é um livro informativo, didático, despretensioso e de leitura agradável, sem transgredir a verdade histórica.

A obra aborda uma história com 115 anos, que começa em 1860 com a fundação do primeiro liceu de Cabo Verde, na Cidade da Praia, passando pela história do Liceu e Seminário na Ribeira Brava em São. Nicolau (1866-1917). Analisa ainda, o processo de instalação do liceu laico em Mindelo (1917), bem como as contendas travadas pela população para a sua sobrevivência ao descaso da política colonial.

Segundo a fonte deste jornal, a obra termina com as tentativas de criação de um liceu público na Praia, que explicam que entre o liceu criado em 1860 e a efetiva implantação de um novo liceu na Cidade-capital (1960), se tenha passado um século.

Percurso da autora

Maria Adriana Sousa Carvalho é licenciada em História na Universidade de Coimbra, doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Dedicou quase toda a sua vida profissional à educação em Cabo Verde. Foi Vice-reitora e Pró-reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Pró-reitora da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, Presidente do Instituto Pedagógico e Diretora da Escola de Formação de Professores do Ensino Secundário.

É autora de várias obras, nomeadamente “O ensino superior em Cabo Verde: génese e desenvolvimento (2019)”; “O ensino superior em Cabo Verde: O contributo da Fundação Calouste Gulbenkian (2018)”; “Memórias do liceu da Praia (2013, com Lourenço Gomes) e “O liceu em Cabo Verde: um imperativo de cidadania 1917-1975 (2011)”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project