NOS KU NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Aeroporto de Santo Antão, que tal o avião anfíbio? 26 Dezembro 2017

O trágico acidente na Pedra Rachada em agosto de 1999 marcou o fim das viagens aéreas em Santo Antão. Para chegarmos à segunda maior ilha do país, temos de continuar a passar pela sala de visitas que é São Vicente. Será que a ilha das montanhas é afinal “o quintal de São Vicente”?

Aeroporto de Santo Antão, que tal o avião anfíbio?

Por: Luiz Cunha

Dezoito anos sem avião! Pelo meio, houve não sei quantas eleições ganhas em Santo Antão graças à promessa de que o aeroporto vinha aí!

Para chegarmos à ilha, temos de continuar a passar pela sala de visitas que é São Vicente. Como afirma um amigo: — Confirmam-nos assim que somos “o quintal de São Vicente”. Isso, conta-me, lhes diziam os primos são-vicentinos. O que era sempre pretexto para uma briga daquelas!

O atual impasse sobre o aeroporto podia ser resolvido com uma aposta no mesmo tipo de avião que pela primeira vez cruzou os ares das ilhas mais a noroeste e amarou na baía do Mindelo – um avião que amara!, amarisa!

A versão mais recente do hidroavião de 1922, antepassado do anfíbio da foto, foi testada ontem, segundo a agência noticiosa oficial da RP China.

O futuro será da aeronave anfíbia, que descola, ’aterrisa’, ops, amarisa!, e pousa ao largo? As nossas largas centenas de milhares de milhas marítimas terão então bom proveito? E acabará o flagelo que a bruma seca de todos os anos pelo Natal representa para tantos de nós?

Flagelo: dou um exemplo. O ano passado, ao contrário do que dizem as notícias de hoje, tudo esteve pior. A bruma durou mais de uma semana e nesse tempo impediu voos para o aeroporto de São Vicente. O caso que testemunhei aconteceu de 27 a 2 de janeiro. Começou assim:

Ao chegar ao aeroporto da Praia "Nelson Mandela", a minha Mãe, com voo marcado para as sete da matina de 27 de dezembro de 2016, note bem dois mil e dezasseis, foi avisada de que o voo para o "Cesária Évora" não se realizaria. E assim, em 2016 já não voou para a sua casa no Norte nosso, porque só conseguiu novo voo em janeiro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project