“O balanço é sempre positivo porque o nosso grande objectivo são os jovens e é uma felicidade extra saber que foram seleccionados uma jogadora e dois jogadores cabo-verdianos para fazerem estágios na Europa”, justificou em declarações à Inforpress a “manager do evento Maria Luzia.
“Portanto, os nossos objectivos de promover o futebol africano e dar oportunidades aos jovens de se interagirem e irem jogar no estrangeiro foram conseguidos”, frisou Maria Luzia, acrescentando que a melhor equipa cabo-verdiana na prova, o Batuque de São Vicente, que ficou no quarto lugar, foi convidada para participar num torneio internacional.
Além disso, Maria Luzia ressaltou a importância das actividades realizadas em paralelo com as competições de futebol masculino e feminino.
Essas atividades (conferências e coaching), explicou, foram realizadas com o objectivo de “semear” para depois colher frutos nas próximas edições do Africa Youth Cup.
A equipa do Derby Academy conquistou domingo, 29, a segunda edição do Africa Youth Cup ao vencer os Diambars Football (Costa do Marfim) por 3-0, na final disputada no Estádio Nacional.
O torneio internacional Africa Youth Cup Praia foi disputado no Estádio Municipal de São Domingos e Estádio Nacional, por forma a fazer com que este evento sirva para o desenvolvimento do futebol e intercâmbio cultural entre as comunidades e os atletas.
A organização contou com o envolvimento de várias instituições parceiras, como as autarquias da Praia e de São Domingos, o Comité Olímpico Cabo-verdiano, a Federação Cabo-verdiana de Futebol e o Ministério do Desporto.
Lista dos vencedores
- Campeão masculino: Derby Academy (Mali);
- Campeão feminino: Porta Abertas (Santa Cruz – Cabo Verde);
- Fair-play – Batuque (Masculino) e Delta (Feminino);
- Melhor jogadora: Taís (Delta);
- Melhor Jogador: Israel (Diambars);
- Melhor Marcador – Moriba Diarra (Cinco golos – Derby – Mali).
A Semana com Inforpress