"Os agentes da unidade de investigação de crime organizado de Richards Bay encontraram heroína em pó no valor de cerca de 87,5 milhões rands e prenderam três suspeitos", refere o comunicado da Polícia sul-africana (SAPS, na sigla em inglês), citado pela Lusa.
O comunicado adianta que os agentes policias descobriram 342,5 kg da droga dentro de um compartimento metálico construído para o efeito, num camião proveniente de Moçambique via Suazilândia (atual Essuatíni) para a província do KwaZulu-Natal.
A polícia sul-africana refere que o camião foi intercetado em Hluhluwe e que os agentes tiveram de recorrer a rebarbadoras para desmantelar o compartimento falso. "Cerca de 250 pacotes de heroína foram encontrados no compartimento falso recentemente pintado", adianta.
Sabe-se ainda, através da Lusa, que a polícia prendeu o motorista da viatura e dois passageiros que irão comparecer em tribunal, sem indicar a data de comparência. "É preocupante imaginar quantas vidas seriam desperdiçadas pelo vício e pelo crime desencadeado pelo consumo destas drogas duras", disse o tenente-general Lebeya, citado pela Lusa.
Recorde-se que em 26 de Maio, a polícia sul-africana apreendeu heroína importada de Moçambique, avaliada em meio milhão de euros, no posto de fronteira entre os dois países em Lebombo, perto de Komatipoort.