O falecimento da neta de Mandela, ocorrido na véspera do que seria o 87º aniversário da avó Winnie Madikizela-Mandela ( 26.9.1936-02.4.2018), foi anunciado através de um comunicado da Fundação dedicada ao primeiro presidente da República da África do Sul pós-apartheid.
Ativista como os avós, Zoleka continuou o seu combate mas agora focando nas causas atuais relacionadas com a saúde, como os traumas sexuais, a toxicodependência juvenil, o cancro.
A imprensa sul-africana revelou, uma semana antes do passamento, que Zoleka deixara no Instagram uma mensagem comovente para Zobuhle, a única filha depois de perder a primogénita Zenani, vitimada num acidente rodoviário aos treze anos em 2010.
«Para a filha do meu nome, Zobuhle Jr.... A vida é tão cheia de beleza, mas nem todos veem isso. Dá uma oportunidade para cada dia ser tão bonito como tu quiseres. Lembra-te sempre que a beleza é saberes quem tu és. Vive de acordo com o teu nome — Zobuhle, "De beleza", e ganha a tua beleza, por seres tu própria ao natural. Vou amar-te para sempre, beleza... Para sempre e mais um dia!»
Fontes : Nelson Mandela Foundation.org/ BBC/Briefly.co.za. Foto : Zoleka Zobuhle Mandela. A vida é tão cheia de beleza, mas nem todos veem isso. Dá uma oportunidade para cada dia ser tão bonito como tu quiseres. Lembra-te sempre que a beleza é saberes quem tu és. Vive de acordo com o teu nome — Zobuhle, "De beleza", e ganha a tua beleza, por seres tu própria ao natural. Vou amar-te para sempre, beleza... Para sempre e mais um dia!»