MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

África do Sul: Zuma entrega-se à prisão — Vai cumprir 15 meses "por desrespeitar tribunal" 08 Julho 2021

O ex-presidente Jacob Zuma entregou-se ontem à prisão, no centro correcional de Estcourt, KwaZulu-Natal. Cumpre assim o que o tribunal determinou há uma semana: quinze meses de prisão efetiva, por ter faltado a uma audição do processo de corrupção em que é suspeito. A polícia avisou-o na quarta-feira que tinha até à meia-noite para se entregar, senão iriam prendê-lo.

África do Sul: Zuma entrega-se à prisão — Vai cumprir 15 meses

Jacob Gedleyihlekisa Zuma, de 79 anos, que presidiu ao país durante nove anos (2009-2018) marcados por uma série de escândalos por alegada corrupção, contudo continua a gozar de muita popularidade.

A decisão do tribunal, viu-se, provocou desde o dia 29 transato uma onda de revolta, não só na província de KwaZulu-Natal onde nasceu Zuma. Em todo o país houve manifestações contra essa inédita condenação de um presidente.

Sucessor de Mandela após Thabo Mbeki, Zuma passou uma semana a recusar cumprir a ordem do tribunal. Mas acabou por, através da Jacob Zuma Foundation, emitir na quarta-feira, 7, um breve comunicado a dizer que ia "obedecer" ao tribunal.

A filha, Dudu Zuma-Sambudla, horas depois escreveu no Twitter que o pai "a caminho da cadeia continua com o seu bom humor de sempre".

Fontes: BBC/AP/CNBC.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project