ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Africom entrega duas embarcações de patrulha à Guarda Costeira de Cabo Verde 07 Julho 2022

A Guarda Costeira de Cabo Verde recebe na sexta-feira duas embarcações de patrulha, avaliadas em 1,3 milhões de euros, cedidas pelo Comando das Forças Armadas norte-americanas para África (Africom), anunciou hoje o Governo cabo-verdiano.

Africom entrega duas embarcações de patrulha à Guarda Costeira de Cabo Verde

Segundo a Lusa citada pela Visáo, a entrega das duas embarcações de patrulha da série Defiant 38 ao Ministério da Defesa Nacional de Cabo Verde está prevista para a ilha de São Vicente e resulta da “cooperação bilateral com os Estados Unidos da América”, acrescenta o Governo cabo-verdiano, em comunicado.

As duas embarcações — habitualmente com uma configuração de cerca de 11 metros de comprimento — foram “concebidas para atender as necessidades de Cabo Verde” e “destinam-se ao reforço das missões da Guarda Costeira”.

A nota acrescenta tratar-se de um “donativo” através do Africom, que inclui uma semana de operações de treino e manutenção, “bem como peças de reposição, de modo a garantir a sustentabilidade dos barcos a longo prazo”.

Segundo dados das Forças Armadas cabo-verdianas, o navio-patrulha “Guardião” é o mais importante da frota da Guarda Costeira de Cabo Verde e tem vindo a sofrer várias intervenções nos últimos anos. O navio, de 51 metros de comprimento foi construído nos estaleiros navais da Damen, Países Baixos, em 2011.

Conforme ainda a Inforpress, a frota integra ainda o NP “Vigilante”, de 52 metros e construído na Alemanha em 1971, o NP “Tainha”, de 26 metros e construído na China em 1998, o NP “Espadarte”, construído nos Estados Unidos em 1993, tal como o NP “Rei”, de 2009 e com 13 metros.

Com uma superfície de 4.033 quilómetros quadrados (km2), o arquipélago de Cabo Verde está espalhado por uma área de aproximadamente 87 milhas (140 km) de raio, com cerca de 1.000 km de costa e uma área marítima de responsabilidade nacional de 734.265 km2, que inclui as águas arquipelágicas, o mar territorial, a zona contígua e a Zona Económica Exclusiva, conclui a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project