INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Agentes da polícia processam Trump 05 Janeiro 2022

Três polícias norte-americanos processaram o ex-Presidente Donald Trump na terça-feira, pelo seu papel durante o ataque de há um ano ao Capitólio, sede do Congresso, em Washington, elevando para 12 o número de ações semelhantes contra o antigo governante.

Agentes da polícia processam Trump

Dois agentes já tinham processado Trump em março de 2021, e outros sete em Agosto, revela o Jornal de Angola

Marcus Moore, da polícia do Capitólio, intentou uma ação num tribunal do Distrito de Colúmbia ao abrigo da Lei Ku Klux Klan de 1871, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

A lei em causa foi aprovada 15 anos após o fim da Guerra Civil dos Estados Unidos (1861-1865) para proteger tanto os afro-americanos libertados da escravatura como os legisladores do Congresso da violência por grupos brancos supremacistas como o Ku Klux Klan.

A lei proíbe a intimidação de funcionários federais para os impedir de fazer o seu trabalho.

Moore, um dos agentes da força policial que ajudou a retirar os legisladores durante o ataque ocorrido em 06 de Janeiro de 2021, alegou ter ficado traumatizado pela violência que ocorreu nesse dia, e que sofre de zumbidos e outros efeitos emocionais desde então.

Segundo a mesma fonte, o agente da polícia pede uma compensação de 75.000 dólares (cerca de 62.000 euros), num processo em que tem o apoio de um escritório de advogados e da organização sem fins lucrativos Protect Democracry.

"O nosso cliente sofreu lesões físicas e psicológicas em resultado de insurgentes incitados pelo antigo Presidente para perturbar a transferência pacífica do poder", disse Patrick Malone, advogado do agente, numa declaração citada pelo jornal The Hill.

Bobby Tabron e DeDivine K. Carter, da Polícia Metropolitana, a força que deu apoio à polícia do Capitólio para conter os manifestantes, também processaram Trump judicialmente, alegando que foram agredidos fisicamente pelos apoiantes do ex-Presidente republicano, refere a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project