ESCREVA-NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Aguinaldo Fonseca uma cabo-verdiano intrépido 06 Abril 2019

O senhor Aguinaldo Fonseca (ver foto nesta peça) é hoje exemplo do “Yes, you can” e um dos rostos mais destacado e importante na estrutura hierárquica do “Harbor One Bank”, um dos bancos predileto da nossa comunidade em Brockton e que neste momento está-se a expandir no Estado de Rhode Island. O seu crescimento está a olhos vistos, pois acaba de comprar as nove sucursais do Coastway Bank no estado de Rhode Island.

Por: Carlos Tavares

Aguinaldo Fonseca uma cabo-verdiano intrépido

Nunca Devemos dizer nunca. O lema de campanha de Barack Obama em 2008 dizia aos eleitores "YES YOU CAN". Com base nessa filosofia de vida usada como estímulo de campanha pelo primeiro Presidente negro americano resolvi observar ainda que discreto no seio da nossa comunidade se há alguma individualidade que em sua trajetória de vida pode-se considerar este slogan como forma de incitamento ou princípio para singrar na vida e seja merecedor de um agraciamento público da minha parte. É verdade que essa minha observação elegeu vários homens e mulheres ousados e com pergaminhos para tal distinção pelo percurso feito e sacrifícios sujeitados para hoje serem respeitados e admirados quer na nossa comunidade, quer nos locais de trabalho. A cada deles o meu respeito e consideração, por serem exemplos que devemos seguir para também conseguirmos imprimir uma maior argúcia às nossas vidas transformando-as para melhor. "Kada un ku se distinu"
Essa pesquisa trouxe-me uma quantidade considerada de escolha e uma responsabilidade acrescida de não falhar e selecionar, em consciência, o excelente de entre os melhores e prestar a minha modéstia homenagem pelo seu historial e a sua integridade no seio da nossa comunidade, porque não, do povo americano. Para alcançar este intento foi preciso semanas de inquirições a personalidades e instituições da nossa coletividade para que eu possa de forma justa e precisa fazer esta difícil mas abnegada escolha.

Situações diversas que acontecem no nosso quotidiano nos testemunham que a vida é cheia de coincidências. Digo isto porque há bem pouco tempo recebi um telefonema da pessoa elegida, mostrando interesse em falar comigo sobre assuntos de negócios, o que aceitei sem hesitar. Por ser melhor conhecedor da cidade onde iríamos de encontrar, decidimos ser eu a escolher o espaço. E para o efeito elegi um dos espaços mais emblemático e belo dos EUA para almoçar e falar de negócios, nada mais, nada menos do que o Dunkin Donuts que fica logo após a saída 26, na avenida Lonsdale. É óbvio que esta minha escolha fez com que o meu parceiro ficasse atónito e estupefacto quando lhe disse o nome do local.

Prezados leitores, este nosso conterrâneo de fino trato a quem escolhi para prestar este tributo, trata-se de Aguinaldo Fonseca, pessoa cujo seu percurso fala por si e orgulha qualquer cabo-verdiano.

Ele como muito de nós viveu a sina de quase todos os cabo-verdianos. Filho de pais humildes, que teve de trepar as acritudes da vida com muito sacrifício e de partir para terra longe em busca de melhores dias. Emigrou primeiro para Hollanda em 1975 e depois para os Estados Unidos de Américas em 1977.

Na Hollanda, o seu percurso de emigrado foi similar aos demais cabo-verdianos ali residentes. Por isso neste artigo de homenagem vou-me concentrar no presente, ou seja a sua vivência e rotina aqui nas terras do Tio Sam que começou não de forma natural como era de esperar a qualquer adolescente nessa idade, mochila nas costas a caminho da escola. Ele teve de começar pelo trabalho e só mais tarde, combinar as duas coisas em simultâneo, trabalhar e estudar.

A sua trajetória iniciou nas fábricas, depois no Consulado de Cabo Verde em Boston inicialmente como chofer e depois como administrativo, por ter concluído a formação universitária na área de administração.

O senhor Aguinaldo Fonseca é hoje exemplo do “Yes, you can” e um dos rostos mais destacado e importante na estrutura hierárquica do “Harbor One Bank”, um dos bancos predileto da nossa comunidade em Brockton e que neste momento está-se a expandir no Estado de Rhode Island. O seu crescimento está a olhos vistos, pois acaba de comprar as nove sucursais do Coastway Bank no estado de Rhode Island. E essa expansão como não podia deixar de ser, tem o dedo do nosso patrício Fonseca que é um dos vice-presidentes do Business Development Officer (BDO) enquanto responsável pelo pelouro de marketing no seio da nossa comunidade no estado Oceânico. Estou ciente que este banco será uma mais-valia para o nosso Estado e em especial para a nossa comunidade que irá favorecer da vocação deste banco em apoiar as atividades comunitárias, como também, na conceção de grandes benefícios em juros e de outros incentivos.

EUA-Rhode Island, 4 Abril 2019

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project