INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Alemanha-Legislativas: Parlamento mais diverso de sempre, a oportunidade dos imigrantes 30 Novembro 2021

O novo ’Bundestag’ reflete a sociedade na sua diversidade com "pessoas de cor, de diferentes áreas profissionais, ativistas LGBTQ+", afirma o reeleito Karamba Diaby do SPD. Novas oportunidades se abrem com o crescente número — pelo menos 11,3% e mais 3% que em 2017 — de novos deputados originários das comunidades imigradas.

Alemanha-Legislativas: Parlamento mais diverso de sempre, a oportunidade dos imigrantes

Os dois deputados do SPD por Frankfurt são o Armand Zorn, nascido nos Camarões, e Omid Nouripour, nascido no Irão, que chegaram à Alemanha respetivamente aos 12 e 13 anos.

"Ambos estamos orgulhosos por termos conseguido", mas "sobretudo dá-nos confiança no futuro porque mostra o quanto a nossa é uma sociedade diversa, onde a questão não é de onde és mas para onde vais", pontuou Zorn.

Karamba Diaby nasceu no Senegal em 1961. Chegou na Alemanha aos 19 anos com uma bolsa de estudos. Em 2013 foi com Charles M. Huber, da CDU, um dos dois afro-alemães eleitos deputados federais.

Fã de Willy Brandt

Em recente entrevista Diaby revelou ser fã de Willy Brandt, o chanceler que nos anos de 1970 introduziu o "BAföG"-BundesAusbildungsFörderungsGesetz/Acordo de Assistência Federal à Formação que concede bolsas e programas de formação a estudantes do ensino secundário e universitário.

Karamba Diaby defende o ideário de uma "Alemanha mais solidária, o Estado mais social projetado por Willy Brandt" onde "cada um tem a oportunidade de futuro que quiser independentemente dos meios financeiros da família". E associa essa defesa da solidariedade ao seu próprio percurso de vida marcado pela solidariedade, primeiro dentro da família pois aos três meses perdeu a mãe e foi a irmã de 17 anos e marido que o criaram antes mesmo de terem filhos.

Fontes: BBC/DW/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project