INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Alemanha: Merkel na recepção a PM da Finlândia volta a tremer 11 Julho 2019

A chanceler alemã voltou, esta quarta-feira, a sofrer tremores, o terceiro em pouco mais de três semanas. Foi de novo durante a cerimónia de acolhimento solene a um visitante estrangeiro, desta vez o primeiro-ministro finlandês, Anti Rinne. "Estou bem", garantiu ela em conferência de imprensa.

Alemanha: Merkel na recepção a PM da Finlândia volta a tremer

Os dois dirigentes estavam no estrado perfilados enquanto se ouvia o hino nacional quando, como as câmaras mostraram, a chanceler começou a tremer. Mas desta vez foi menos severo que das anteriores.

Em conferência de imprensa pouco depois, a chanceler voltou a garantir, como das outras vezes, "Estou bem". A primeira vez que se viu a chanceler a sofrer de tremores foi no dia 18, também numa cerimónia oficial (foto ao centro), em Berlim quando recebia o presidente Zelensky, da Ucrânia.

O segundo episódio deu-se no dia 27 último, na cerimónia oficial com o presidente (alemão) Franz-Walter Steinmeier. Vídeos a circular online mostram Angela Merkel, que faz 65 anos este mês, a cruzar os braços e a dar alguns passos para disfarçar os tremores.

Mas pouco depois o gabinete confirmou que a chanceler Merkel mantinha a sua agenda oficial e ia ter "diversos encontros bilaterais com outros dirigentes", como indicou no Twitter o porta-voz do governo alemão. A governante viajou no mesmo dia para a cimeira de dois dias (28 e 29) do G20 em Osaka.


1ª crise impressionou mais

No dia 18, a chanceler alemã estava numa cerimónia oficial com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (foto) quando começou a ter violentos tremores.

A própria Merkel explicou, perante as câmaras televisivas, que resolveu tudo com … água: "Bebi três copos de água, porque afinal foi por causa da desidratação que começou e agora estou muito bem", afirmou pouco depois.

O mandato da chanceler termina em 2021, ao fim de dezasseis anos no governo.

Fontes: Corriere.it/DW.de/Reuters/L’Express

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project