ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Alemanha: Ministra da Defesa demite-se — Erros no dossier ajuda militar à Ucrânia 14 Janeiro 2023

A ministra Christine Lambrecht, da maioria governamental SPD-Partido Social Democrata — e sob críticas da oposição ao seu discurso na véspera do Ano Novo sobre a Ucrânia —, decidiu que vai deixar o cargo na próxima semana. É uma "decisão pessoal sem ser imposta" pelo executivo liderado por Olaf Scholz, especifica a imprensa alemã enquanto o Ministério da Defesa se limita ao "nada a comentar".

Alemanha: Ministra da Defesa demite-se — Erros no dossier ajuda militar à Ucrânia

A ministra tinha sido criticada pelo seu polémico discurso do Ano Novo tido como "uma tremenda gaffe de Relações Públicas, no dossier do fornecimento militar à Ucrânia invadida em fevereiro de 2022. A União Democrata-cristã (CDU), na oposição, desde então exigia a sua saída do executivo do chanceler Olaf Scholz que integrou em dezembro de 2021.

Apenas dois meses depois de tomar posse do cargo, CL conheceu aceradas críticas em especial por falhar a implementação do orçamento militar destinado à Ucrânia — 100 biliões de euros, equivalente a 2% do PIB prometidos pelo chanceler bianualmente.

Erro de Relações Públicas. Christine Lambrecht era criticada como responsável pelo dilema de Berlim, que não se decidia a enviar tanques da última geração para Kiev.

Fontes: DW.de/Euronews/... Foto (Reuters): Caiu Christine Lambrecht, de 57 anos. O chanceler Olaf Scholz, diz o canal de televisão NTV, está neste momento a procurar um sucessor para a pasta da Defesa, dentro do SPD.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project