A Semana

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Alemanha firma acordo de gás e gasóleo dos Emirados para 2022-23 26 Setembro 2022

Este domingo em Abu Dhabi, o chanceler alemão, Olaf Scholz, informou que assinou um acordo de fornecimento de gás e gasóleo com o presidente, o Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan. Próximo: Qatar, que tem reservas ainda maiores.

Alemanha  firma acordo de gás e gasóleo dos Emirados para 2022-23

O governante alemão está a realizar desde sábado um périplo pelos países do Golfo, com o objetivo de selar parcerias energéticas que permitam fazer face à crise aberta pela invasão russa da Ucrânia.

"Com os investimentos que estamos a fazer na Alemanha, que se concretizarão gradualmente no próximo ano, teremos de facto uma infraestrutura de importação de gás que significará que deixaremos de estar diretamente dependentes de um fornecedor específico na outra extremidade do gasoduto. Depender de um fornecedor e depender das suas decisões não nos acontecerá mais, certamente", vincou o chanceler Scholz.

A ministra das Alterações Climáticas dos Emirados Árabes Unidos — que recebeu Scholz no aeroporto no sábado — defendeu ainda "uma transição justa" dos combustíveis fósseis para a energia limpa. Quer Abu Dhabi quer Riade rejeitam o que consideram ser modelos de transição "irrealistas", que têm potenciado a crise energética.

"Fizemos progressos em toda uma série de projetos aqui em termos de produção e compra de gasóleo e gás", afirmou Olaf Scholz aos jornalistas, na sequência de uma visita um parque natural com a ministra das Alterações Climáticas dos Emirados, Mariam al-Mehairi.

Fontes: DW.de/WSJ7/BBC. Fotos: Chegada aoTerminal Presidencial do aeroporto da capital dos Emirados. (foto inserida) Contrato firmado entre Scholz e o Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project