ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Alternativa Por São Miguel com amor: Engenheiro Electrotécnico e ex-Inspetor Geral de Trabalho, João Osvaldo de Carvalho, é o candidato do PAICV à Câmara de São Miguel 01 Julho 2020

«Por São Miguel com amor» é um novo projecto político à Câmara Municipal nas eleições autárquicas de Outubro deste ano. Inspirado na canção « Fidjus de Calheta» do músico Bob Mascarenhas, o mesmo é liderado pelo engenheiro Electrotécnico, consultor internacional em Engenharia, Ambiente e Segurança e ex-Inspector Geral de Trabalho, João Osvaldo de Carvalho, contando com o suporte político oficial do PAICV. O candidato à sucessão do Edil ventoinha Herménio Fernandes, também conhecido como o presidente BMW pelo escândalo provocado com a compra dessa luxuosa viatura de funções, quer recentrar na melhoria das condições de vida dos munícipes, priorizando o desenvolvimento do turismo, das pescas e da agricultura, com destaque para a industrialização do sector.

Alternativa Por São Miguel com amor: Engenheiro Electrotécnico e ex-Inspetor Geral de Trabalho, João Osvaldo de Carvalho, é o candidato do PAICV à Câmara de São Miguel

João Osvaldo de Carvalho considera ser um filho de São Miguel. É que por ironia do destino nasceu a 12 de Março de 1974 em São Filipe do Fogo, para onde o seu pai tinha sido transferido como funcionário dos Correios. Aos 2 anos de idade voltou à Ribereta de São Miguel, onde cresceu e viveu com a família até seguir rumo ao Brasil para fazer o seu estudo superior. Confessa que aceitou o convite do PAICV para abraçar o projecto « Por São Miguel com amor», inspirado na canção «Fidjus de Calheta», do músico de renome Bob Mascarenhas. É que, segundo ele, Bob Mascarenhas foi feliz ao compor essa música que inspira a todos os filhos de São Miguel, sobretudo os mais novos como ele, a dar o seu contributo para o desenvolvimento desse Município berço dos Rebelados.

« O foco do meu projecto político vai ser nas pessoas, visando, em primeiro lugar, melhorar as suas condições de vida. Por isso, a minha equipa suportada politicamente pelo PAICV vai trabalhar no empoderamento das famílias, que, neste momento da crise com a seca e a pandemia de Covid/19, passam por sérias dificuldades devido à falta de emprego e actividades geradoras de rendimento», anunciou.

Além de apostar na Cultura que tem no movimento dos Rebelados como uma marca local importante, o candidato do PAICV à Câmara de São Miguel nas autárquicas deste ano garante trabalhar para a geração de políticas ativas para a juventude, preconizando a formação profissional e apoios aos estudantes com bolsas de estudo no país e no estrangeiro.

João Osvaldo de Carvalho promete, por outro lado, desenvolver um turismo sustentável, priorizando as vertentes de montanha, praia e residencial. Neste particular, anunciou criar um Gabinete Técnico para apoiar as pessoas (residentes e emigrantes) a recuperar as suas casas, que podem ser depois aproveitadas para o turismo da habitação. Tudo com o fito de empoderar as pessoas nesse concelho de Santiago Norte.

O projecto «Por São Miguel com amor» almeja também desenvolver a agricultura, apostando na sua industrialização com a transformação dos produtos. Isto incluindo a conhecida aguardente de São Miguel, que deve ser promovida como uma das marcas de qualidade do concelho. Carvalho projeta a mesma modernização para o sector da pecuária, bem como para as pescas, em que programa industrializar as embarcações para aumentar a captura e conserva de peixes.

Engenheiro e consultar internacional em Ambiente e Segurança

Conhecedor profundo de São Miguel, João Osvaldo de Carvalho é da geração da independência. Destaca-se como um quadro superior com uma vasta qualificação técnica e consultor internacional na área de Ambiente e Segurança, principalmente a nível da lusofonia e da região da Macaronésia.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade F. de JF – Brasil (-2002 2003), Carvalho tem -Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho – UFJF / Brasil e é consultor em Engenharia, Ambiente e Segurança (1996 – 2002), tendo já recebido dois prémios de reconhecimento internacional na área, sendo um no Brasil e o outro em Portugal.

De entre outras qualificações técnicas, o candidato à Câmara de São Miguel destaca-se como consultor em análise de rede / Eficiência Energética – Beltane Elétrica, diretor de Operações – Sociedade Industrial de Tintas (2006 -2010) SITA, gestor de Produção, Qualidade e Investimentos e coordenador da Segurança Patrimonial da SITA. Foi ainda fiscal de obra – Execução de Projetos de Eletricidade, gerente na Empresa HSE – Projetos e Execução – Eletromecânica, consultor WISE – OIT/Dakar e fiscal/Auditor - Projeto MCA de Distribuição de Água (Calheta/Tarrafal) -Empresa L&R e professor Universitário.

Inspetor Geral de Trabalho com vasta experiencia profissional

João Osvaldo de Carvalho é um quadro com vasta experiência profissional e técnica, a nível da administração pública, do sector privado e de organizações da sociedade civil.

Conforme o seu longo currículo, destaca-se como o atual presidente do Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional – Associação. O candidato tambarina à presidência da Câmara de São Miguel já exerceu funções de responsabilidades a nível da administração central do Estado, como a de Inspetor Geral de Trabalho (2011 – Setembro 2016 ).

Desempenhou ainda o cargo de diretor de Operações/Produção – Indústria de Tintas SITA Sarl, coordenador do Sistema de Segurança e Ambiente – SITA Sarl, gestor de Máquinas e Armazéns, gestor de Recursos Humanos e Sistema de Produção e Qualidade. Foi igualmente consultor/auditor e formador em Eficiência Energética, trabalhou em projetos e execução – Electricidade / Segurança no Trabalho, análise da Qualidade Energética e consultor e formador em Segurança do Trabalho.

Mas as experiências profissionais e técnicas de Carvalho não ficam por aí. Além de análise de Riscos Operacionais e Ambientais, participou no inquérito de Acidentes de Trabalho e trabalhou como consultor/formador do projeto WISE (Melhoria das condições de Trabalho nas PMEs) – OIT/Dakar.

João Osvaldo de Carvalho tem também participado como conferencista em congressos internacionais sobre a Segurança, Saúde e Ambiente Ocupacional em Angola, no Brasil, em Portugal e em São Tomé e Príncipe. É ainda professor Universitário / Formador de CERMI (Centro de Energia Renováveis e Manutenção Industrial de Cabo).

Por São Miguel em alternativa ao presidente BMW

É com este candidato que o PAICV quer concorrer à Câmara de São Miguel nas autárquicas deste ano. Conhecido como quadro técnico capaz entre colegas, João Osvaldo de Carvalho quer, segundo os seus apoiantes, confrontar o Edil Herménio Fernandes, também conhecido como o presidente BMW pelo escândalo provocado com a compra dessa luxuosa viatura de funções num concelho pobre como é o caso de Calheta de São Miguel. O líder do projecto «Por São Miguel com amor» quer focar na melhoria das condições de vida dos munícipes, priorizando o desenvolvimento do turismo, das pescas e da agricultura, com destaque para a industrialização do sector. A meta é criar riquezas e mais rendimentos às famílias, incluindo os jovens, que passam por sérias dificuldades na sequência da crise económica provocada pelos três anos consecutivos da seca e pela pandemia de Covid/19. A proposta está assim lançada.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project