ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Alternativa Prontu pa Sirvi Pikus: Professor da Filosofia e ex-Vereador profissional, João Alberto Teixeira de Barros, lidera lista do PAICV à Câmara de Picos 08 Julho 2020

Está finalmente confirmada. João Alberto Teixeira de Barros, licenciado em Filosofia, professor de carreira do ensino secundário e ex-Vereador profissional da equipa do antigo Edil João Baptista Pereira, lidera o movimento local «Prontu Pa Servi Pikus» (Pronto para servir Picos) à presidência da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo (CMSSM) nas autárquicas de outubro deste ano. João Alberto conta com o suporte político do PAICV e vai apostar em três sectores chaves para acelerar o processo de desenvolvimento nesse concelho de Santiago Norte: agricultura, pecuária e turismo rural.

Alternativa Prontu pa Sirvi Pikus: Professor da Filosofia e ex-Vereador profissional, João Alberto Teixeira de Barros, lidera lista do PAICV à Câmara de Picos

Residente, desde a sua infância a esta data, na zona Jalalo Ramos, Picos, João Alberto Teixeira de Barros nasceu a 6 de Julho de 1975, ou seja, um dia depois da proclamação da independência de Cabo Verde. Conhece bem a autarquia de São Salvador do Mundo: de julho 2005 a junho de 2008 foi membro da Comissão instaladora desse município e de Maio de 2008 a Setembro de 2016 foi vereador eleito na equipa do antigo Edil João Baptista Pereira, tendo sido profissionalizado a tempo inteiro no último mandato. Por isso, João Alberto aceitou o convite do PAICV para liderar o movimento local «Prontu pa Servi Pikus», concorrendo ao cargo de Presidente da Câmara nas eleições de outono deste ano.

O candidato do maior partido da oposição anuncia que vai apostar em três sectores chaves para revolucionar o desenvolvimento de São Salvador do Mundo: agricultura, pecuária e turismo rural.

Segundo precisa, o foco do seu programa eleitoral será na modernização da agricultura, com vista ao aproveitamento das várias potencialidades locais. Programa mobilizar mais águas para fomento da agricultura de regadio e consumo humano, equipando os furos locais para a prospecção do precioso líquido, procedendo as ligações domiciliárias e construindo cisternas familiares para o aproveitamento da água das chuvas. Isto sem contar com apoios que vai conceder a agricultores e criadores de gado na formação e produção de produtos locais, quer agrícolas, quer a nível de derivados de leite.

João Alberto Teixeira de Barros quer conetar esses sectores ao do turismo rural para gerar mais rendimentos para famílias. Pensa pôr de pé um projeto para ajudar na melhoria das casas para que as pessoas possam acolher turistas, principalmente nas zonas mais atrativas, como as que ficam próximas do acesso ao Pico de António, Picos de Cima e Monte Marquês de Pombal. Ligado a isso, diz que vai apostar na produção cultural, com destaque para incentivos a artesanatos (tecelagem com o pano de terra, escultura, pintura), música e gastronomia, com prioridade para os pratos típicos locais conhecidos e comercializados sobretudo na Capital.

O Projeto «Prontu pa Sirvi Pikus» perspectiva, por outro lado, uma atenção especial à juventude, apostando sobretudo numa formação profissional de base diversificada, no apoio com o pagamento de propinas a estudantes de vários níveis de ensino e de forma generalizada no concelho.

Professor com experiência e intervenção social

João Alberto Teixeira de Barros é um quadro superior com várias aptidões técnicas. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Cabo Verde, possui ainda o conhecido curso de professores do extinto Instituto Pedagógico (IP) com grau de bacharelato e o curso médio de Formação em Exercício de Professes pelo mesmo instituto.

Conforme o seu currículo, tem uma vasta experiência na docência e longos anos de carreira profissional. Foi professor/coordenador (Janeiro de 2017 a setembro de 2017) de Filosofia (11º e 12º) no agrupamento de escolas nº IV de Achadinha - Escola Secundária Regina Silva e ainda adjunto Administrativo na escola de Ponta d´Água –A. Exerceu também o cargo de gestor do Pólo Educativo de Jalalo Ramos (setembro de 2002 a setembro 2004), de professor/coordenador de EVT – Educação de Adultos - Missão de recolher e organizar um “programa” de EVT adequado ao ensino de adultos.

João Alberto Teixeira de Barros foi igualmente professor do Ensino Básico na Escola Pólo de Jalalo Ramos (de 1994 a 1999), sendo representante do Gestor no ano lectivo 1998/1999.
A nível da sociedade civil tem uma fonte participação. Foi presidente da Associação comunitária de Jalalo Ramos ( maio de 1997 a dezembro 2005), membro fundador do grupo cultural e recreativo de Jalalo Ramos (2001 e 2002) e ainda fundador de Associação Comunitária de Jalalo Ramos, eleito presidente do Conselho Diretivo em maio de 1997.

Político e autarca engajado para Pikus

O candidato João Alberto Teixeira de Barros é já um político calejado e um autarca com vários anos de experiência em São Salvador do Mundo. Trabalhou desde cedo com o antigo Edil João Baptista Pereira, com o qual integrou, entre de julho 2005 a junho de 2008, a Comissão Instaladora desse município de Santiago Norte. A partir deste ano foi eleito vereador em dois mandatos consecutivos, tendo no último (2012/2016) sido profissionalizado a tempo inteiro.

A nível político, o mentor do projecto «Prontu pa Sirvi Picus» destaca-se como o direitor da campanha para as legislativas de 2011 no concelho, onde o PAICV saiu vencedor.

João Alberto Teixeira de Barros é dirigente, da Esquerda Democrática, ativo e engajado. Tem sido membro do Conselho do Sector do PAICV de São Salvador do Mundo – Picos, desde 2005 à esta data. Foi também, de 2008 a 2012, membro da Comissão Permanente de São Salvador de Mundo.

Agora João Alberto Teixeira Barros aceitou o repto lançado pelo PAICV para encabeçar a lista desse partido à Câmara Municipal nas autárquicas deste ano. A equipa que lidera, «Prontu pa Sirvi Pikus», pretende dinamizar o processo de desenvolvimento local, apostando fortemente nos sectores da agricultura, da pecuária e do turismo rural. O desafio está lançado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project