INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

América compra drones made-in-China preparados para espiar 22 Dezembro 2021

A rivalidade EUA-China está em alta e os drones adquiridos à maior fabricante chinesa pelos americanos estão no centro da recolha de dados, desta vez invadindo a vida de quem compra. Quem o garante são os ’media’ da referência este domingo.

América compra drones made-in-China preparados para espiar

Os drones adquiridos à SZ DJI Technology Co., sediada em Shenzhen, constituem uma ameaça séria à segurança nacional dos Estados Unidos, garantem peritos. Mas insuspeita porque não atacam diretamente o poder público. E são a prova da habilidade com que o governo da China acede a dados da vida privada de milhões de cidadãos da democrática América.

"Cada peça nova de informação por si só é relativamente pouco importante. Mas ao acumular todas as peças os adversários estrangeiros +assa, a deter uma perspetiva total da vida pessoal dos americanos", avalia a professora Oona Hathaway, da Faculdade de Direito da universidade de Yale. Assessora de Segurança do presidente Barack Obama, Oona escreveu na sexta-feira sobre o risco que pende sobre a cabeça dos cidadãos americanos que compram tais engenhos de vigilância à gigante tecnológica SZ DJI.

Clientes adictos

"Se amanhã a SZ DJI for completamente proibida, eu deixo de confiar no nosso governo. É de meter medo", confessou à Bloomberg um estudante universitário de 21 anos que já comprou seis drones da maior empresa mundial de engenhos aéreos telecomandados.

Miller tinha só quinze anos quando comprou o seu primeiro modelo DJI. Isso foi em 2016 por US$500 (menos de 50 contos) e agora tem seis.

O jovem cliente — que está convencido de que "a informação dum smartphone é mais perigosa, vigia-nos todas as vinte e quatro horas das nossa vidas — é representativo desta realidade, em que a companhia tecnológica chinesa, e maior do mundo em drones, controla uns 60 por cento do mercado de drones dos Estados Unidos.

Fontes: Japan Times/Bloomberg. Foto Getty/AFP).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project