INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

América mil anos: Vikings chegaram em 1021 21 Outubro 2021

A atualização dos nossos conhecimentos é cada vez mais uma exigência da idade do carbono-14. Desta vez uma nova técnica de análise permitiu a cientistas demonstrar a
data exata em que os Vikings do século XI, os primeiros europeus a chegar a Newfoundland, no Canadá, puseram o pé em terra na outra margem atlântica. Foi em 1021, faz este ano mil anos, garantem.

América mil anos: Vikings chegaram em 1021

A primeira atualização dos nossos conhecimentos — anos depois dos exercícios liceais que nos entranharam na memória o ano de 1492 na Hispaniola do Cristóvão Colombo — foi impelida pelas descobertas cada vez mais divulgadas de que viagens ao norte da América tinham ocorrido bem antes da chegada de Colombo.

A nova atualização tem de ser feita com base no facto de que os cientistas conseguiram extrair uma data exata a partir da informação dada pelos objetos encontrados em Newfoundland.

A publicação no jornal Nature, edição deste 20-10, dá conta de que os cientistas puderam obter uma data exata ao analisarem três círculos de peças de madeira em L’Anse aux Meadows.

«Com um sinal atmosférico radiocarbónico produzido por uma tempestade solar de referência, pudemos medir "o ano exato" em que a árvore caiu» e se tornou madeira: 1021.

Fonte: Mentes abertas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project