MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Anciã atacada até à morte por 5 cães da filha que se opõe à ordem de abate 21 Dezembro 2020

A trágica morte de Mariangela Zaffino, de 74 anos, atacada até à morte na sexta-feira, 18, pelos cinco cães da filha, chocou a cidade de Grugliasco a menos de dez quilómetros de Turim, no extremo noroeste de Itália. A filha da vítima surpreende os conterrâneos ao opor-se por todos os meios ao abate segundo a lei.

Anciã atacada até à morte por 5 cães da filha que se opõe à ordem de abate

Mãe e filha moradoras num apartamento no centro da cidade nunca tiveram problema com os cinco cães (na foto), pais e três filhotes de dez meses, da raça CLC-cão-lobo-checo. Até à tarde da última sexta-feira.

Os cães estão à guarda da clínica veterinária local. A oposição da filha da vítima à decisão de abater os animais agressores levou-a já a utilizar meios de defesa próprios para a situação.

É em nome dos interesses da sua cliente que a veterinária local deu um parecer contra o abate decidido pelo tribunal: "A eutanásia é sempre a última opção e só se leva em consideração se não houver outras alternativas seguras".

Um segundo veterinário, também escolhido pela dona dos cães, irá até ao próximo dia 28 apresentar uma avaliação do comportamento dos animais.


"Uma raça que só existe devido à Guerra Fria"

O cão-lobo-checo resulta do a partir de 1955 do cruzamento entre um pastor-alemão e uma loba da cordilheira dos Cárpatos. A experiência realizada no âmbito militar checoslovaco foi em 1965 dada por concluída com os resultados esperados: a demonstração de que era possível obter uma descendência com as qualidades de caça e ataque associadas aos progenitores — lobo /cadela alemã e cão/loba.

O teste de dez anos evoluiu no sentido da criação sistemática e em 1982 o CCL foi reconhecido como raça nacional na então Checoslováquia. Em 1999, depois de um período experimental de dez anos, a raça híbrida foi em definitivo reconhecida oficialmente pela FCI-Federação Internacional de Cinologia.

Fontes: Corriere della Sera/site da FCI.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project