DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Andebol/CAN’2021: Governo vai contribuir com mais de metade dos 10 mil contos estimados pela FCA – ministro 03 Junho 2021

O Governo vai contribuir com mais de metade dos 10 mil contos estimados pela Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), para a participação da selecção nacional de andebol feminina no 24º Campeonato Africano das Nações (CAN’2021).

Andebol/CAN’2021: Governo vai contribuir com mais de metade dos 10 mil contos estimados pela FCA – ministro

A informação foi avançada, no final da semana, à imprensa pelo ministro do Desporto, Carlos Monteiro, depois de uma visita aos jogadores e “staff” técnico, que se encontram, no Gimno Desportivo Vavá Duarte, na cidade da Praia, em estágio de preparação para a competição, que acontece de 08 a 12 de Junho, em Yaoundé, nos Camarões.

“Através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) nós vamos contribuir com 55 ou 60 por cento (%) desse valor e haverá mais instituições públicas e privadas (…) estamos a criar as condições para aumentar esse valor”, precisou Carlos Monteiro, garantindo que o montante orçamentado vai ser atingido.

“Neste momento não creio que seja um problema de maior, os procedimentos financeiros já foram iniciados e os valores chegarão à FCA para custear as despesas dessa participação internacional”, garantiu.

Para o ministro, segundo escreve a Inforpress, trata-se de um “esforço” que o Governo deve fazer, uma vez que, segundo ele, o sonho de participar numa competição internacional e de representar o País acompanham os atletas desde a formação.

“Quando chega o momento de elevar o nome do País, o Governo tem de estar presente e vamos trabalhar arduamente nesta Legislatura para continuar a sedimentar aquilo que fizemos nos últimos cinco anos, que é conseguir trazer mais recursos para o sector do desporto “, frisou o ministro.

Por isso, Carlos Monteiro disse que deixou uma mensagem de comprometimento do Governo com as atletas e com a selecção, não só em termos de apoios como também a nível de presença institucional e apoio moral.

“É um momento importante para o desporto nacional, o andebol tem sido uma das modalidades com maior crescimento nos últimos anos e o Governo quer continuar a ser um parceiro de excelência”, notou o governante.

Questionado sobre os resultados desportivos desta estreia da selecção feminina no Campeonato Africano, disse esperar “o melhor possível”, considerando, no entanto, que o mais importante é “estar presente, competir e ganhar experiência”, cita Inforpress.

“Com o resultado que for, de certeza, vamos sair mais ricos do que quando entramos na competição”, concluiu.

A selecção tem vindo a intensificar os treinamentos nas últimas duas semanas sob a coordenação da equipa técnica constituída por Ana Seabra (principal) e pelos adjuntos Sandro Gomes e Aquilino Fortes, com treinos com a bola no pavilhão desportivo Vává Duarte, às segundas, quartas e sextas-feiras.

Às terças, quintas e sábados são reservados para exercícios físicos no Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, e trabalhos com a bola no final do dia no pavilhão Vává Duarte.

A selecção cabo-verdiana de andebol feminina partilha com as equipas nacionais de Angola e do Congo o Grupo C do 24º Campeonato Africano das Nações, que se realiza de 8 a 18 de Junho em Yaoundé, Camarões.

Lista final das 18 convocadas:

Guarda Redes: Célia (Atlético, São Vicente), Niny (Seven Stars, São Vicente) e Isandra (ABC, Santiago Sul).

Ponta direita: Kiara (ABC, Santiago Sul) e Jorgeana (ABC, Santiago Sul)
Ponta esquerda: Xula (ABC, Santiago Sul).

Pivot’s: Wendy (Seven Stars, Santiago Sul), Josina (Amarante, São Vicente) e Lisiane (Atlético, São Vicente).

Central
: Marly (Amarante, São Vicente), Cely (ABC, Santiago Sul), Odete (Madeira SAD, Portugal).

Laterais
: Suzana (ABC, Santiago Sul), Rosa (Seven Stars, Santiago Sul) Lôla (Amarante, São Vicente), Txumas (ABC, Santiago Sul), Nádia (Assomada, Portugal) e Miriam (Assomada, Portugal).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project