DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Andebol/CAN’2022: Governo está com a seleção e vai dar o apoio que for necessário – PM 07 Julho 2022

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu esta, quarta-feira, na Cidade da Praia, que o Governo “está com a seleção” masculina de andebol e que vai dar o “apoio que for necessário”.

Andebol/CAN’2022:  Governo está com a seleção e vai dar o apoio que for necessário – PM

A seleção de Cabo Verde de andebol sénior masculina viaja na madrugada desta quinta-feira para Egipto para participar no Campeonato Africano das Nações, CAN’2022, prova a ser disputada de 09 a 18 deste mês naquele país do Norte da África.

“A seleção de andebol tem tido um desempenho muito forte. É a primeira equipa que participou num Mundial, em condições ainda de pandemia, e tem representado Cabo Verde ao mais alto nível”, notou Ulisses Correia e Silva, em declarações aos jornalistas após uma visita para desejar “boa sorte” ao combinado nacional.

Para o chefe do executivo, Cabo Verde conta com jogadores de muita “valia” e enalteceu a “forte” contribuição da diáspora cabo-verdiana “por a seleção contar com muitos jogadores que militam nos países onde Cabo Verde tem uma comunidade muito significativa”.

“Isto alarga a nossa capacidade competitiva para além das ilhas, espero que tenham um bom desempenho, que façam bons resultados e que, se puderem, tragam a taça para Cabo Verde”, indicou.

Por sua vez, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), António Teixeira, disse que a instituição já conseguiu uma verba que garante entre 60 a 70 por cento (%) das despesas e que neste momento estão a depender dos patrocinadores.

“Temos um patrocinador oficial que é a CVMóvel, temos também a Enapor, e estamos à espera dos patrocínios que poderão entrar, de modo a não termos prejuízos”, precisou o dirigente federativo, reconhecendo que o país passa por uma situação “difícil”.

“Penso que cada um de nós deve dar um contributo para que esses jogadores, que conseguiram estar num mundial pela primeira vez, possam estar também neste CAN e com a meta estar novamente no campeonato do mundo”, apelou o presidente da FCA.

Em relação ao facto da selecção de Cabo Verde já conseguir somente 70% do orçamento, Ulisses Correia e Silva assegurou que o Governo vai, junto de algumas empresas, conseguir contribuições uma vez que, conforme explicou, associando o patrocínio está a se vincular uma marca a grupo vencedor.

“Aquilo que for o complemento necessário, o Governo, através desta parceria com as empresas, vai tentar cobrir”, prometeu o primeiro-ministro.

A selecção crioula integra o Grupo C da competição, lado a lado com as equipas nacionais da Tunísia e Nigéria.

Cabo Verde inicia a sua campanha no CAN’202 a 12 de Julho ante a Nigéria para cinco dias depois, 17 do mesmo mês, defrontar a Tunísia.

De acordo com o regulamento da Confederação Africana de Andebol, os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para a segunda fase.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project