ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ângela Moreno é a nova Presidente do CORAF 17 Abril 2018

Pela primeira vez na história do Conselho de Administração para a Investigação e o Desenvolvimento Agrícola da África Ocidental e Central (CORAF), Cabo Verde é eleito para assumir a Presidência do Conselho. Ângela Moreno, atual Presidente do INIDA, é eleita como a nova Presidente do CORAF.

Ângela Moreno é a nova Presidente do CORAF

No final da Assembleia Geral que aconteceu na capital Senegalesa, Dakar, de 10 a13 de abril, Cabo Verde foi eleito para assumir a Presidência do Conselho Administrativo do CORAF, tendo como presidente Ângela Maria Barreto da Veiga Moreno, atual Presidente do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário de Cabo Verde (INIDA).

Em conferência de imprensa realizada na Praia, a nova Presidente do CORAF afirmou que o fato de Cabo Verde assumir a Presidência do Conselho dá ao país a oportunidade de decidir, escolher e puxar oportunidades para o país bem como resolver alguns problemas não só ligados às pragas e doenças, mas também constrangimentos relacionados com o setor da agricultura (falta de água, seca, variedades de animais e vegetais).

De acordo com Ângela Moreno “nessa nova fase da gestão do CORAF foi aprovado o plano estratégico de 10 anos e um plano de ação de 5 anos. E para o plano de 10 anos, o CORAF pretende reforçar as áreas da inovação, tecnologia, segurança alimentar, combater a pobreza assim como, promover o emprego jovem a nível a região.

Por sua vez, o Ministro da Agricultura e Ambiente assegurou que a nível do Governo vai-se assegurar todo o suporte para que a Presidente do CORAF faça um bom mandato juntamente com os demais membros do conselho de administração. Exortou ainda os investigadores e as instituições de investigação em Cabo Verde a tirarem o maior proveito da organização tanto em termos de formação como na partilha de resultados no domínio da investigação e desenvolvimento.

Esta é a primeira vez, em 30 anos de história do CORAF, que um cabo-verdiano é eleito Presidente desta organização. Angela Moreno substitui Alioune Fall, Diretor Geral do Instituto Senegalês de Pesquisa Agrícola (ISRA).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project