LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola: Adalberto Costa Jr. da Unita, mais popular que presidente JoLo 28 Fevereiro 2021

Segundo destaca a RFI, o partido do presidente João Lourenço, com 37,66%, perde para a Unita que na sondagem desta semana atinge 58,89% de aprovação do eleitorado angolano. A sondagem online da AngoBarómetro realizou-se no pós-conflito entre a polícia e manifestantes no Cafunfo, em que morreram seis pessoas, vinte ficaram feridas e dezasseis foram detidas.

Angola: Adalberto Costa Jr. da Unita, mais popular que presidente JoLo

Adalberto Costa Júnior, líder do maior partido da oposição no país, lidera a sondagem de AngoBarómetro com 40% dos votos, numa amostra de 1050 participantes. O líder da UNITA superou em 2% o segundo melhor classificado João Lourenço, que obteve 38%.

Em terceiro lugar posiciona-se Abel Chivukuvuko com 17% dos votos. Seguem-se Lucas Ngonda, líder da FNLA, e Benedito Daniel dirigente do PRS, ambos com 2%. Em último lugar surge André Mendes de Carvalho, antigo presidente da coligação CASA-CE com 1%.

O acontecimento sangrento do Cafunfo, na região diamantífera da Lunda Norte — onde no dia 31 morreram seis pessoas, vinte ficaram feridas e dezasseis foram detidas — inflamou as mútuas acusações entre o partido no poder e a maior força política da oposição angolana.


Combate seletivo à corrupção

O combate à corrupção, empreendido na presidência de João Lourenço, merece do líder da Unita uma avaliação negativa : "Nós temos apontado o dedo ao facto deste combate não ser universal" e ter protegidos e alvos escolhidos", diz Adalberto da Costa Júnior.

O líder da Unita aponta ainda a violação dos direitos humanos, a degradação das condições de vida das populações devido à incapacidade da solução dos problemas económicos e sociais, são outras acusações contra o MPLA.

Fontes: RFI. Fotos: Adalberto da Costa Júnior. Com João Lourenço, por ocasião da comemoração ...

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project