INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola/Alemanha: Trocas comerciais atingem 120 milhões de euros 26 Julho 2021

As trocas comerciais entre Angola e a Alemanha, em 2020, avaliam-se em 120 milhões de euros, disse, esta quinta-feira, 22, em Luanda, o embaixador alemão, Dirk Lolke. Dirk Lolke, que termina a sua missão diplomática de três anos em Angola, anunciou o facto à imprensa, depois de transmitir cumprimentos de despedida ao Presidente da República, João Lourenço.

Angola/Alemanha: Trocas comerciais atingem 120 milhões de euros

Reafirmou o interesse do seu país em tornar-se um parceiro tecnológico de Angola, a quem a Angola forneceu já turbinas para as barragens hidroeléctricas. O diplomata alemão enalteceu o empenho da multinacional alemã “Siemens”, na construção do futuro Metro de Superfície de Luanda (MSL) e recordou que, no âmbito do projecto, ao Estado angolano cabe assegurar o corredor para o traçado do MSL, o plano de expropriação, os requisitos técnicos e operacionais, a bilhética e definir os tipos de estações, conforme escreve o Jornal Angop.

À multinacional Siemens, por seu lado, cabe assegurar as soluções tecnológicas, equipamento e a formação de pessoal. Lamentou o facto da crise gerada pela Covid-19 ter afetado a cooperação económica, com destaque para as negociações para a materialização de um projeto de produção, em Angola, de hidrogénio verde, essencial para a indústria.

Assegurou o reforço da cooperação alemã, por via da União Europeia, na recuperação dos fundos angolanos desviados ilicitamente. Anunciou que a Alemanha tem disponíveis mais de 30 bolsas de estudos, nos domínios da geologia e mineralogia, destinadas a cidadãos angolanos. Informou haver já discussões avançadas, com o Ministério dos Recursos Mineirais, Petróleo e Gás, para a efetivação das bolsas, ao mesmo tempo que foram lançados concursos de bolsas para o estudo da língua alemã.

Ainda de acordo com a nossa fonte, com cerca de 82,8 milhões de habitantes, a República Federal da Alemanha é um país da Europa Central, limitado a norte pelo mar do Norte, Dinamarca e pelo mar Báltico, a leste pela Polónia e República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça, e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project