LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola: Balanço final da Polícia aponta para 25 mortos e 73 feridos no Natal 31 Dezembro 2017

De acordo com o balanço apresentado esta sexta-feira, 29, pela polícia angolana, registou-se um total de 25 mortes, 73 feridos e 80 acidentes de viação na operação especial deste Natal, entre 24 e 25 do corrente mês. A detenção de 308 cidadãos por crimes diversos e as apreensões de 17,9 quilogramas de cocaína e 42 armas, fazem parte ainda do balanço final da operação apresentado pelo chefe do Posto Comando Central da Polícia Nacional, Caetano Quiar.

Angola: Balanço final da Polícia aponta para 25 mortos e 73 feridos no Natal

O balanço foi apresentado no final de uma reunião, orientada pelo secretário de Estado do Ministério do Interior para o Asseguramento Técnico, Hermenegildo Félix, para preparar a segurança durante a passagem de ano.

Caetano Quiar referiu que do total de mortos, 17 faleceram na sequência de 80 acidentes de viação, e oito por afogamento nas províncias de Luanda e Cabinda. Este responsável avançou ainda que, dos 297 crimes registados, foram esclarecidos 251, liderando a lista de crimes cometidos a província de Luanda com 49, seguindo-se Benguela com 25 e Bié com 23.

A mesma fonte adiantou que, além das 42 armas de fogo diversas, foram igualmente apreendidos cinco carregadores, 94 munições, cinco viaturas, 13 motociclos e 375,6 quilogramas de canábis, tendo observando um ligeiro aumento da criminalidade comparativamente ao mesmo período de 2016, sendo a maior parte dos crimes ocorrido em ambiente familiar.

"De notar que cerca de 72 por cento das violações registadas ocorreram em ambiente familiar e 42 por cento dos crimes de homicídios, violações e ofensas corporais, que são crimes que preocupam, também tiveram lugar por desentendimento e após o consumo excessivo de álcool em ambiente familiar", disse. A polícia louvou ainda a diminuição de crimes cometidos com recurso à arma de fogo, menos oito aos registados no ano passado.
Para a passagem de ano, Caretano Quiar garantiu que estão mobilizados cerca de 103 mil efectivos da Polícia angolana, apoiados por mais de 2.000 viaturas e mais de 700 motorizadas e meios náuticos.

Na sua intervenção, o secretário de Estado para o Asseguramento Técnico do Ministério do Interior fez vários apelos à população, para uma conduta cívica e ordeira durante a passagem de ano, acatando as orientações, conselhos e recomendações das autoridades policiais, para "uma transição de ano segura e em paz".

"Aproveitamos esta soberana oportunidade para mais uma vez chamarmos a atenção para o consumo moderado de bebidas alcoólicas", exortou Hermenegildo Félix, com maior realce para os automobilistas e banhistas.

Contudo, este governante apelamos aos efectivos policiais a darem o melhor de si no asseguramento da passagem do ano, “tal qual aconteceu no Natal, interagindo adequadamente com as populações e comunidades". Fonte: G1 c/Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project