LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola: Chuva extrema faz 14 mortes, grande nº de ocorrências, acidentados e 8 mil desalojados em Luanda 21 Abril 2021

As chuvas torrenciais que têm caído na Grande Luanda, deixaram hoje 14 mortos e mais de 8.000 pessoas desalojadas, segundo dados do serviço de proteção civil e bombeiros.

Angola: Chuva extrema faz 14 mortes, grande nº de ocorrências, acidentados e 8 mil desalojados em Luanda

Pelo menos quatro crianças de 7, 6, 3 e 2 anos estão entre as catorze pessoas que se contam entre as vítimas mortais, após as chuvas torrenciais da noite anterior e até à manhã de terça-feira, 20 em Luanda. O soterramento devido ao aluimento das residências está a ser apontado como a principal causa destas mortes.

São dadas como desaparecidas duas pessoas, um bebé de 12 meses e a mãe, que foram levadas pela enxurrada sem que os corpos tenham sido recuperados.

As chuvas desta terça-feira provam mais uma vez o provérbio Abril águas mil, não só em Luanda mas em outras partes de Angola que ao longo deste mês já assistiu a dezenas de ocorrências com um número de mortes que atinge várias dezenas.

Em entrevista à televisão angolana, o porta-voz do governo de Luanda após uma reunião da comissão provincial de proteção civil referiu que além das perdas humanas, registam-se "mais de 1.600 casas inundadas", num total de 8.165 pessoas afetadas. Também a circulação em vários pontos de Luanda está interrompida.

O mesmo responsável acrescentou que 16 residências desabaram, 15 árvores caíram, um posto de iluminação pública tombou sobre uma viatura e houve um incêndio numa cabine elétrica, bem como a destruição de uma ponte. Ainda, o "aumento substancial" do volume de água nas estruturas para retenção de águas pluviais, causou destruição de vias públicas e casas adjacentes.

Segundo noticia o Jornal de Angola, os serviços de meteorologia continuam a prever chuva intensa e trovoadas para os próximos dias.

Fontes: RTP/Angop.ao/Jornal de Angola/. Fotos de Luanda sob a fatalidade: 14 vidas perdidas em 20-21 de abril, a juntar a largas dezenas de mortes desde o início deste mês.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project