LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola/Eleições: UNITA encerra campanha com comício numa das praças-fortes de Luanda 22 Agosto 2022

A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) encerra hoje a campanha eleitoral com um comício no município do Cazenga, uma das "praças fortes" do partido na capital angolana.

Angola/Eleições: UNITA encerra campanha com comício numa das praças-fortes de Luanda

Depois de uma campanha longa iniciada em Benguela (sul) que levou a caravana e os seus principais dirigentes a percorrerem várias províncias do país, Adalberto Costa Júnior encerra às 13:00 nas antigas instalações da Feira Internacional de Luanda, um evento onde são esperados milhares de apoiantes.

Cazenga, Cacuaco e Viana, na periferia da capital, são considerados municípios onde o partido tem forte implantação e o comício será a oportunidade final de mostrar a unidade dos principais nomes da oposição angolana sob a bandeira da UNITA.

Para estas eleições, o número dois da lista da UNITA (e candidato a vice-presidente) é Abel Chivukuvuku do movimento Pra-Já Renascer Angola (e antigo líder do Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral, que foi o terceiro mais votado há cinco anos) e Adalberto Costa Júnior conta com o apoio do Bloco Democrático (quarto classificado em 2017 e que, desta vez, optou por não concorrer para integrar esta frente unida).

Ao longo da campanha, Adalberto Costa Júnior tem insistido na verificação dos processos eleitorais e vários dirigentes da campanha têm apelado aos eleitores para vigiarem a contagem de voto, aderindo à tendência de outros movimentos em África, designada “Votou, sentou”.

Em paralelo, convencido da vitória no dia 24, o líder da UNITA tem defendido um diálogo entre os dois maiores partidos para assegurar a transição e um pacto de regime que defina políticas de consenso.

A UNITA tenta desalojar do poder o Movimento de Libertação Popular de Angola (MPLA), no poder desde 1975, que é liderado por João Lourenço, atual Presidente e recandidato ao cargo.

O comício de encerramento do MPLA ocorreu no sábado e na segunda-feira (último dia de campanha) está apenas prevista uma ação de João Lourenço na qualidade de Presidente da República, um encontro com mulheres no Pavilhão Multiuso do Kilamba.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project