LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola: Fugitivo Abel Cosme, gestor público, extraditado de Portugal 30 Setembro 2021

O ex-PCA, presidente do conselho de administração, da empresa pública TCUL-Transportes Coletivos Urbanos de Luanda é uma das figuras envolvidas no escândalo de corrupção do CNC-Conselho Nacional de Carregadores. Cosme tinha em 2018 saído para Portugal alegando problemas de saúde, mas desde 2019 era dado como fugitivo à justiça angolana. Alvo dum alerta vermelho da Interpol acabou detido em Lisboa. Chegou a Luanda na terça-feira, 21.

Angola: Fugitivo Abel Cosme, gestor público, extraditado de Portugal

O ex-PCA Abel António Cosme é suspeito de desvio de fundos, branqueamento de capitais, corrupção, peculato e associação criminosa durante o período em que geriu a Unicargas E.P. O esquema criminoso ter-lhe-á permitido constituir uma empresa privada de serviço de táxi.

Cosme foi um dos sete arguidos que a justiça angolana constituiu em 2018 no processo CNC — que defraudou o Estado angolano em 27 milhões de dólares (mais de dois milhões de contos) —, mas conseguiu sair para Portugal alegando problemas de saúde.

Era esperado em 2019 para ser julgado no mesmo processo que condenou o ex-ministro dos Transportes Augusto Tomás a uma pena de prisão de 14 anos — reduzida em segunda instância para 8 anos e 4 meses.

No mesmo processo foram já igualmente condenados um total de quatro dos sete arguidos. Além do ex-ministro Augusto Silva Tomás, o então diretor-geral do CNC, Manuel António Paulo, a então-diretora-adjunta para a Área Financeira, Isabel Bragança, e o então diretor-adjunto para a Área Técnica, Rui Manuel Moita.

Alvo de um "alerta vermelho" da Interpol, Abel Cosme acabou por ser detido em janeiro deste ano em Lisboa. Em virtude dos acordos de cooperação judicial entre Portugal e Angola, Lisboa procedeu à sua extradição para ser julgado em Luanda.

Fontes: Jornal24horas.ao/Portal de Angola/RFI/LUSA/. Foto: Abel Cosme, então PCA da TCUL.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project