LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola: "Chumbo" de CML à proposta de hotel em Lisboa com suposta ligação a Isabel dos Santos 27 Janeiro 2023

O presidente da Câmara de Lisboa anunciou, esta quarta-feira, a retirada da proposta sobre um novo hotel de luxo, perpendicular à Avenida da Liberdade, alegadamente ligado à empresária angolana que tem diversos bens arrestados em Portugal. Há duas semanas, a vereadora socialista teceu duras críticas à decisão da vereadora da coligação de direita — com as pastas do Urbanismo e da Transparência e Combate à Corrupção, em acumulação — que levou o projeto à "reunião privada" da edilidade.

Angola:

"Retirei a proposta. A proposta não vai à câmara. Não há proposta", afirmou o Edil social-democrata Carlos Moedas questionado pela vereadora do PS Inês Drummond sobre se iria apresentar novamente o documento em reunião do executivo camarário.

Na reunião pública da câmara, a socialista Inês Drummond lembrou que foi o PS que alertou, em 11 deste mês, para o necessário esclarecimento sobre as ligações entre o promotor H33 - Sociedade Imobiliária e a empresária angolana Isabel dos Santos.

Nessa reunião há duas semanas, a vereadora do PS teceu duras críticas à decisão da vereadora do Urbanismo, Joana Almeida (independente eleita pela coligação "Novos Tempos" - PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança), que tem também o pelouro da Transparência e Combate à Corrupção, considerando que este foi "um erro que devia ter sido identificado", já que "é do domínio público" o histórico do promotor do projeto para um novo 5-estrelas no centro de Lisboa.

A Sociedade Imobiliária "não tem gerência conhecida há três anos" e "os últimos gestores conhecidos são publicamente referenciados como representantes de interesses de Isabel dos Santos", afirmou a vereadora Inês Drummond.

Processo de 2019, câmara de Fernando Medina

"Assim que me foi transmitida essa informação, retirei essa proposta, mas não sou polícia", disse Carlos Moedas, acrescentando que a câmara não tem papel de Polícia Judiciária, lembrando que o processo foi submetido em 2019 e afirmando que, se anteriormente alguém soube e não retirou a proposta, isso é que é preocupante".

A vereadora do PS reforçou que "é preciso fazer um bocadinho mais na transparência e combate à corrupção", referindo, ironicamente, que as vereadoras do Urbanismo e da Transparência e Combate à Corrupção "têm que comunicar melhor uma com a outra".

Nessa "reunião privada" de 11 do corrente, o presidente da câmara perante o "ping-pong" de perguntas e respostas propôs um questionário, em alusão ao que agora é exigido aos membros do Governo. Ao que Inês Drummond replicou a Moedas, irónica: "Não sei se passa no questionário".

Fontes: Jornal de Negócios/Lusa/SIC/... Fotos: Isabel dos Santos, a empresária e primeira bilionária africana tem diversos bens arrestados em Portugal, além de Angola. O prédio de habitação na Alexandre Herculano, a uns trinta metros da associação caboverdiana, era para ser um "empreendimento turístico, constituído por 22 apartamentos turísticos de cinco estrelas e de um estabelecimento comercial no piso térreo".

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project