LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola: João Lourenço recebe Erdogan, lança turca em África 21 Outubro 2021

Três meses após os primeiros acordos económicos rubricados em Ancara, Angola e Turquia assinam esta terça-feira em Luanda sete novos acordos de cooperação nas áreas da agricultura, pescas, assistência aduaneira, educação, indústria e turismo. Os presidentes João Lourenço e Recep Erdogan dão sinais indicativos duma aproximação que a semântica da "lança" que se "mete" em África bem traduz.

Angola: João Lourenço recebe Erdogan,  lança turca em África

Menos de três meses depois de ser recebido em Ancara, é a vez do presidente da República de Angola, João Lourenço, receber em Luanda o seu homólogo da República da Turquia, Recep Tayyup Erdogan. O volume de negócios entre os dois países atinge neste momento uma cifra que ultrapassa os 200 milhões de dólares.

A viagem a Angola, um dos três maiores exportadores de petróleo em África, acontece no âmbito dum périplo que inclui a Nigéria, outro grande país petrolífero, e ao Togo e eleva para 30 o número de países do continente que Recep Erdogan já visitou nos seus quase vinte anos no poder, primeiro como chefe do governo e depois como chefe do Estado.

A Turquia na sua investida diplomática para fins comerciais — sob a batuta do chefe da diplomacia da Turquia, Mevlüt Cavusoglu — está na peugada de outra aventureira penetração histórica, a portuguesa na África subsaariana marcada pelas naturais dificuldades encaradas desde o século XV.

A aventura agora empreendida pelo estadista turco está a dar sinais de ter uma estratégia clara para o continente, expressa nas 44 embaixadas que já instalou na região desde que está no poder.

Acordos em julho

Na recente visita do presidente João Lourenço à Turquia, os dois países assinaram acordos nos domínios dos transportes aéreos, defesa, comércio, proteção de investimentos, petróleo, mineração e energias renováveis.

Fontes: Portal de Angola/Le Monde/.. Foto: Os presidentes João Lourenço e Recep Erdogan assinaram esta terça-feira em Luanda sete novos acordos de cooperação nas áreas da agricultura, pescas, assistência aduaneira, educação, indústria e turismo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project