LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola: Recuperados em 2019 "mais de $5 bn em acções" de combate à corrupção, anuncia ministro da Justiça e Direitos Humanos 20 Dezembro 2019

Angola: Recuperados em 2019

Angola já recuperou este ano mais de 5 mil milhões de dólares em ativos, que resulta do "sucesso das operações de combate à corrupção", lê-se no comunicado do Ministério da Justiça e Direitos Humanos.

De acordo com a agência de notícias de Angola, que cita um comunicado do Ministério enviado durante a participação do governante na conferência dos Estados que ratificaram a convenção das Nações Unidas contra a corrupção, o executivo angolano já recuperou, desde o início do ano, o equivalente a uns 500 milhões de contos em ativos no país e no estrangeiro.

O Governo beneficiou do apoio dos parceiros internacionais, disse o ministro Francisco Queiroz, mas é preciso uma cooperação mais eficiente por parte da comunidade internacional. Daí o apelo a que os países de destino de fundos ilegalmente transferidos para fora de Angola procedam ao seu repatriamento e transferência para o Estado angolano.

"Por esta razão, temos insistentemente defendido que estes importantes recursos devem reverter para os países sem constrangimentos, para que possam ser usados para melhorar a qualidade de vida das nossas populações", disse o governante durante a sua intervenção na oitava Conferência dos Estados-membros da Convenção contra a Corrupção, organizada em parceria com as Nações Unidas.

"Alguns países não agem tão eficazmente e criam algumas dificuldades", disse o ministro, sem elaborar mais, durante a conferência, que decorre até sexta-feira em Abu Dhabi., Emirados Árabes Unidos.
— -
Fontes: Referida/Arquivos. Relacionado: Angola: Suspeitas de desvio de milhões de dólares do Fundo Soberano congelam 25 contas bancárias nas Maurícias, 10.abr.018; Angola: Carta de Rafael Marques ao preso Zenu, 2º filho de ex-PR José Eduardo dos Santos, 28.set.018. Fotos: Baía de Luanda. Cartaz da ONU a alertar sobre a corrupção. Local da 8ª sessão da Conferência, em Abu Dhabi. LS

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project