LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola: cerimônia fúnebre de José Eduardo do Santos começa este sábado e vai até domingo 27 Agosto 2022

As cerimônias fúnebres do ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, que governou o país de 1979 a 2017, começam hoje em Luanda e concluem-se no domingo, dia em que completaria 80 anos.

Angola: cerimônia fúnebre de José Eduardo do Santos começa este sábado e vai até domingo

Segundo a Lusa, o corpo do antigo chefe de Estado, que morreu em 08 de julho em Barcelona, Espanha, chegou a Angola há uma semana, em 20 de agosto, após um litígio judicial entre duas fações da família Dos Santos.

A cerimónia oficial de Estado começou na sexta-feira, dois dias após as eleições gerais. Segundo os resultados provisórios, ganhou o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), mas a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), na oposição, não reconhece a vitória.

Hoje de manhã, a urna sairá da antiga residência oficial de José Eduardo dos Santos (Miramar) em cortejo fúnebre para a Praça da República.

No domingo, haverá honras militares num programa que inclui música lírica, leitura de mensagens do Estado angolano e da família, do MPLA, da Fundação José Eduardo Santos e leitura do elogio fúnebre, bem como um culto ecuménico, acompanhado de grupos corais.

Conforme ainda a Lusa, após um momento de saudação e deposição de coroa de flores por parte do Presidente angolano, segue-se a saída da urna com honras militares e início do cortejo fúnebre para o jazigo onde haverá uma cerimónia restrita, com representantes de governos estrangeiros.

Entre os convidados estão 21 delegações de alto nível, incluindo os Presidentes de Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, República Democrática do Congo, República do Congo, Zimbabué e África do Sul, bem como representantes de Ruanda, Guiné Equatorial, Gabão, Namíbia, Timor-Leste e Zâmbia.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa está em Luanda, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, refere a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project