LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola sobe sete posições no índice global de paz 24 Junho 2021

Angola subiu sete lugares na edição deste ano do Índice Global de Paz, ao alcançar dois mil e dezassete (2.017) pontos, o que a coloca na posição 80, num universo de 163 países.

 Angola sobe sete posições no índice global de paz

De acordo com a edição desta terça-feira, 22, do Jornal de Angola, que cita o Instituto para a Paz e Economia, autor do documento que classifica os “países seguros”, Angola figura na categoria “Amarela”. Essa categoria é terceira, entre o “Muito Alto”, “Alto”, “Baixo”, “Muito Baixo” e “Sem Classificação”.

Entre os países de língua portuguesa, Angola é o segundo melhor classificado, depois de Portugal, quarto colocado, com mil e duzentos e sessenta e sete (1.267) pontos, mas com uma queda de duas posições em relação ao ano passado. A pontuação para a classificação é feita de forma decrescente, conforme a Angop, acrescentando que o Brasil mantém a posição 128 do índice passado, superado por Moçambique, na posição 103.

A nossa fonte noticia que na África subsahariana, Angola ocupa a 15ª posição, entre 44 países, numa escala liderada pelas Ilhas Maurícias. De acordo com a classificação, Angola supera potências como a Rússia, na posição 154, os Estados Unidos da América (122) e a China (100). "Desde o ano passado, o líder da classificação é a Islândia e o último é o Afeganistão", escreve.

O GPI (sigla inglesa) de 2021 concluiu que o mundo tornou-se menos pacífico pela nona vez, nos últimos 13 anos, com o nível médio de paz a deteriorar-se 0,07 por cento, no ano passado.

De realçar que no total, de acordo com a publicação, a paz melhorou em 87 países e piorou em 73, facto que representa uma inversão, na medida em que as quedas superam, geralmente, as melhorias, de acordo com a nossa fonte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project