LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Angola vai organizar as primeiras eleições autárquicas até 2022 21 Fevereiro 2018

O país está a preparar as condições legais e técnicas para realizar o escrutínio, que vai decorrer - antes de 2022 - em diferentes fases.

Angola vai organizar as primeiras eleições autárquicas até 2022

Angola vai realizar as primeiras eleições autárquicas antes de 2022. O anúncio foi feito pelo chefe de Estado, esta segunda-feira, 19, em Benguela. De acordo com João Lourenço, a prioridade é criar as condições para que o escrutínio se possa realizar antes das eleições gerais agendadas para 2022. A data tem, ainda, de ser negociada entre os partidos com assento parlamentar. No entanto, e numa primeira fase, nem todos os angolanos vão poder votar para as autárquicas ao mesmo tempo.

Dadas as exigências técnicas, financeiras, bem como, a necessidade de recursos humanos, o Presidente angolano já fez saber que pretende adoptar o chamado "princípio do gradualismo" na implantação das primeiras autarquias.

A realização de eleições municipais é o primeiro passo rumo à descentralização do poder, actualmente "excessivamente" concentrado segundo João Lourenço.

Independente desde 1975, Angola nunca realizou eleições autárquicas. Os dirigentes locais são nomeados pela administração central. Um "caso único" dentro da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral. C/ G1-Mundo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project